Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Defesa de Temer pede ao STF anulação de indiciamento do presidente

Para advogados do pemedebista, delegado titular do inquérito dos Portos  “usurpou competência exclusiva da Suprema Corte”. Outros 10  também foram indiciados pela PF em três crimes

Christina Lemos|Do R7

Presidente Michel Temer
Presidente Michel Temer Presidente Michel Temer

A defesa de Michel Temer protocolou hoje no Supremo Tribunal Federal uma petição pela anulação do indiciamento do presidente pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. O delegado da Polícia Federal, Cleyber Malta, titular do Inquérito dos Portos, indiciou diretamente o presidente, juntamente com outros 10 investigados, sem prévia autorização do STF - o que, segundo os advogados, caracteriza “usurpação de competência exclusiva da Suprema Corte.

A petição, assinada por Bian Alves Prado e Frederico Donati Barbosa, sustenta que o inquérito é “procedimento instaurado contra pessoa que, na condição de Presidente da República, é detentora de foro especial por prerrogativa de função, regulado pela Lei 8.038/90”. Alegam também que a atitude do delegado, classificada como “ilegal” , teria uma “repercussão deletéria” na “honorabilidade do Presidente, com reflexo sobre a estabilidade da Nação”.

Os defensores afirmam ainda que precisam de tempo para analisar as mais de 800 páginas do inquérito, mas já declaram que Temer “não praticou qualquer dos delitos que lhe foram atribuídos e que, seguramente, não há elementos pra justificar a conclusão exposta” - de que o presidente praticou os crimes investigados.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.