Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Toffoli assume presidência interina do STF na semana que vem 

Ministro, que é vice de Cármen Lúcia, assume o comando da Suprema Corte, enquanto a ministra substitui Temer por seis dias, no Planalto

Christina Lemos|Do R7

Dias Toffoli - 460 x 305
Dias Toffoli - 460 x 305 Dias Toffoli - 460 x 305

O ministro Dias Toffoli retorna de suas férias neste sábado, 21, e assumirá interinamente a presidência do Supremo Tribunal Federal. A mudança movimenta a defesa de vários acusados na Corte, que vêem em Toffoli um “ministro garantista” dos direitos do cidadão. Cármen Lúcia substituirá Michel Temer no Planalto pela quarta vez. Será a mais longa interinidade da ministra na presidência da República: ao todo seis dias.

Temer irá ao México para encontro de Cúpula da Aliança do Pacífico e Mercosul. De lá, seguirá para a África do Sul, para reunião dos Brics. De fora da disputa eleitoral, o presidente decidiu dar destaque à agenda internacional. Até o final do ano, fará 7 viagens, a 3 continentes. Seis destas ausências ocorrem no período eleitoral, o que impede Eunício Oliveira, presidente do Senado, e Rodrigo Maia, presidente da Câmara, de assumirem a Presidência, sob pena de se tornarem inelegíveis.

Dias Toffoli torna-se presidente do STF a partir de 15 de setembro. Em pelo menos uma ocasião ele terá de assumir no Planalto, em substituição a Temer. O emedebista irá a Nova Yorque em 25 de setembro, para a reunião da Assembléia Geral da ONU. Toffoli deve assumir interinamente a presidência da República por pelo menos três dias.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.