Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Piloto com Covid faz voo da Latam para São Paulo pousar em Fortaleza

Tripulante testou positivo e não pôde embarcar em Barcelona, de onde o avião partiu com apenas dois pilotos. Desvio foi necessário para não transgredir carga horária máxima permitida

Luiz Fara Monteiro|Do R7

Boeing 787 Dreamliner da Latam: companhia tem voos cancelados devido ao aumento de casos de Covid-19
Boeing 787 Dreamliner da Latam: companhia tem voos cancelados devido ao aumento de casos de Covid-19 Boeing 787 Dreamliner da Latam: companhia tem voos cancelados devido ao aumento de casos de Covid-19

Programado para decolar de Barcelona às 11h deste domingo (9), o voo LA8115 da Latam para São Paulo saiu com pouco mais de uma hora de atraso e acabou pousando em Fortaleza na tarde deste domingo, em vez de Guarulhos.

Um dos três pilotos destacados para cumprir a rota testou positivo para a Covid-19 ainda na Catalunha e não pôde embarcar.

Voos internacionais longos demandam sempre um ou dois tripulantes extras para que a primeira equipe não utrapasse a jornada máxima permitida. A regra existe justamente para garantir que o cansaço extremo não comprometa o desempenho no cockpit e com isso levar segurança aos passageiros.

Sem o terceiro tripulante a bordo, o LA8115 teve que fazer o pouso em Fortaleza, uma vez que, se continuasse até São Paulo, a norma de segurança não seria cumprida, causando punição severa aos tripulantes e até mesmo à companhia. Com isso, o voo de Barcelona foi operado por uma dupla de tripulantes, o mínimo permitido e certificado pela regulamentação aeronáutica.

Publicidade

Passageiros com conexões foram acomodados em outros voos. 

Em comunicado nas redes sociais, a Latam informou no último fim de semana que, "devido ao recente aumento de casos de Covid-19 e de influenza na população, alguns voos domésticos e internacionais precisaram ser cancelados".

Publicidade

Aos passageiros, a companhia orienta que façam o login no site da Latam e acessem "minhas viagens" e "administrar suas viagens" para a remarcação do trecho sem multa nem diferença tarifária. Outra opção é solicitar o reembolso da passagem sem multa.

A onda de cancelamentos continua.

Publicidade

O 3173 que sairia de Brasília na manhã desta segunda-feira para o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, foi cancelado. Alguns de seus passageiros foram reacomodados no LA3180, três horas mais tarde.

O alto grau de contaminação pela Covid-19 atinge também tripulações em todo o mundo. No período do Natal, mais de 6.000 voos ao redor do planeta foram cancelados devido ao contágio pela variante Ômicron. 

No Brasil, a Azul Linhas Aéreas prevê o cancelamento de centenas de voos até o fim do mês de janeiro. A companhia registrou um aumento de 405% no número de dispensas médicas durante os primeiros sete dias de 2022, de acordo com o SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.