Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Dados de desmatamento não foram contestados', diz diretor do Inpe

Ricardo Galvão teve reunião com o ministro Marcos Pontes nesta sexta, defendeu os números de desmatamento e a continuidade da gestão

R7 Planalto|Myrcia Hessen, da Record TV, com Mariana Londres

Diretor do Inpe exonerado: "Dados de desmatamento são reais"
Diretor do Inpe exonerado: "Dados de desmatamento são reais" Diretor do Inpe exonerado: "Dados de desmatamento são reais"

O diretor do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Ricardo Galvão, que será exonerado nesta sexta-feira (2), disse que o motivo da exoneração foi o contrangimento que seu discurso causou ao presidente Bolsonaro. Os dados do instituto foram considerados sensacionalistas pelo governo e à imprensa o diretor disse há duas semanas que o presidente havia feito "acusações indevidas a pessoas do mais alto nível da ciência brasileira". 

— Meu discurso com relação ao presidente criou constrangimentos. No entanto eu tinha preocupação muito grande que isso fosse respingar no Inpe. Não vai acontecer. O ministro, inclusive, discutimos em detalhe como vai ser a continuação da administração do Inpe. Agora, é claro, diante do fato que a maneira que eu me manifestei em relação ao presidente criou um constrangimento, que é insustentável, então eu serei exonerado.

O diretor esclareceu que não precisou defender os dados do Inpe junto ao ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, com quem ficou reunido nesta manhã por cerca de uma hora e meia, porque “o ministro é uma pessoa de alta capacidade técnica “.

— Marcos Pontes concorda inteiramente com dados do Inpe, não precisei explicar nada a ele.

Galvão informou ter indicado um nome para ocupar seu lugar, mas não quis falar quem porque a escolha é do ministro Pontes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.