Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Veja o voo de entrega do primeiro caça Gripen brasileiro

Primeira aeronave irá começar a fase de testes na Suécia e até o final do ano que vem chegará para os testes no Brasil. Entrega começa em 2021

R7 Planalto|Thiago Nolasco, da Record TV, com Mariana Londres e Caio Sandin

Veja o voo de entrega do primeiro caça Gripen brasileiro
Veja o voo de entrega do primeiro caça Gripen brasileiro Veja o voo de entrega do primeiro caça Gripen brasileiro

O primeiro caça Gripen brasileiro, feito em parceria da sueca Saab com as brasileiras Embraer Defesa e Segurança, Ael Sistemas, Akaer e Atech, foi entregue para testes na manhã desta terça-feira (10) em Linköping, na Suécia. 

O evento, com um voo demonstrativo, teve a presença de autoridades suecas e brasileiras. Inicialmente, os testes, ou ensaios em voo, serão feitos na Suécia e, até o final de 2020 a aeronave virá para o Brasil para dar continuidade aos testes. Em 2021, será iniciada a entrega à Força Aérea Brasileira.

A parceira da Suécia com o Brasil começou em 2014 com o contrato no valor de 39,3 bilhões de coroas suecas para o desenvolvimento e produção de 36 caças Gripen E/F para a FAB, incluindo sistemas relacionados, suporte e equipamentos. As aeronaves do programa Gripen Brasileiro serão entregues entre 2021 e 2026 e a transferência de tecnologia ao Brasil será entregue pelo prazo de aproximadamente dez anos.

Na FAB, o caça será chamado de F-39.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.