Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Programa Cartão de Visita discute casos de suicídio na adolescência

Cleisla Garcia conta como surgiu a série Suicídio — Alerta aos Jovens, exibida pela RecordTV, que despertou o interesse em escrever o livro “Sobre Viver”

Cartão de Visita|Do R7

Reinaldo Cintra Torres de Carvalho, Débora Santilli, Cleisla Garcia e Neury Botega
Reinaldo Cintra Torres de Carvalho, Débora Santilli, Cleisla Garcia e Neury Botega Reinaldo Cintra Torres de Carvalho, Débora Santilli, Cleisla Garcia e Neury Botega

Na gravação do programa Cartão de Visita desta semana, a jornalista Débora Santilli recebeu três convidados, de áreas distintas, para discorrer sobre o tema “Suicídio na Adolescência”.

Como um assunto tão duro e contundente, antes tratado como um tabu pela imprensa, desperta tamanha curiosidade da sociedade e cada vez mais assombra famílias de todas as classes sociais?

A jornalista Cleisla Garcia conta como surgiu a ideia da série Suicídio — Alerta aos Jovens, exibida pela RecordTV, que acabou despertando seu interesse em escrever o livro “Sobre Viver”.

Neury Botega, doutor em saúde mental pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), afirma que existem várias razões para o aumento das estatísticas e fala sobre os fatores de risco para o suicídio juvenil.

Publicidade

“O suicídio tem um tremendo impacto numérico e pessoal e não pode ser explicado de uma maneira simples”, diz o psiquiatra.

Os profissionais concordam que, além dos transtornos mentais, dos problemas que acompanham a humanidade, os processos de virtualização e de dependência química têm influenciado grandemente jovens à pratica do suicídio.

Publicidade

“Nunca estivemos tão conectados e, ao mesmo tempo, tão solitários. Somos um dos povos do planeta que mais passa tempo no celular, o que significa um quarto de vida que não estamos olhando no olho, que estamos longe das pessoas que amamos, que não temos o toque”, afirma Cleisla Garcia.

Cleisla Garcia e o livro "Sobre Viver"
Cleisla Garcia e o livro "Sobre Viver" Cleisla Garcia e o livro "Sobre Viver"

Já o desembargador Reinaldo Cintra Torres de Carvalho, da 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e vice-coordenador da Coordenadoria da Vara da Infância e Juventude do TJSP, falou sobre o trabalho do Poder Judiciário na tentativa de prevenir o suicídio e citou a área da Justiça que auxilia as famílias, a criança e o adolescente a um desenvolvimento mais produtivo.

Publicidade

“O que faz o sistema de Justiça é, ao detectar o problema, tentar criar e fornecer todos os meios àquela família, àquela comunidade, para cuidar da pessoa que tem o intuito, eventualmente, de tirar a própria vida. Posteriormente, você sai de uma área protetiva da infância e juventude e vai para a área criminal para saber o que ocorreu”.

Durante a entrevista, um alerta aos pais e educadores: observem a mudança de padrão de conduta. A mudança de comportamento pode ser um sinal não de suicídio mas de depressão, de dependência química ou outro fator que pode levar ao suicídio.

Cleisla, doutor Neury e o desembargador Reinaldo Cintra destacaram a importância de se compartilhar os números reais para que se possa investir em uma política pública, em um plano de prevenção, e a importância de se detectar sinais de risco e encaminhar essas pessoas aos especialistas.

Ao final, Neury Botega atentou para o ROC — REPARE no risco, OUÇA com atenção e CONDUZA até o atendimento.

O diretor nacional institucional da RecordTV, Zacarias Pagnanelli, e sua assessoria executiva, também responsáveis pelo programa, acompanharam os convidados durante a gravação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.