Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Campanha 'Dezembro Laranja' alerta para riscos à pele devido à maior exposição ao sol

Criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, a campanha tem o objetivo de alertar a população sobre a prevenção de combate ao câncer de pele, muito prevalente no país

Estúdio News|Do R7

João Duprat, líder do Centro de Referência em Tumores Cutâneos do A.C. Camargo Câncer Center/ Simone Neri, dermatologista e tricologista
João Duprat, líder do Centro de Referência em Tumores Cutâneos do A.C. Camargo Câncer Center/ Simone Neri, dermatologista e tricologista João Duprat, líder do Centro de Referência em Tumores Cutâneos do A.C. Camargo Câncer Center/ Simone Neri, dermatologista e tricologista

O mês de dezembro foi escolhido em razão da chegada do verão, quando há o aumento de idas a praia, ao campo e, consequentemente, de exposição ao sol, sendo necessário redobrar o cuidado com a pele.

“Este é um problema importante no país, pois a insolação é muito grande, temos as populações de descendência italiana, alemã, polonesa, que estão principalmente no Sul do Brasil, mas também no Norte e Nordeste o número de turistas do Sul e de fora do Brasil é enorme. É fundamental combater tumores que não são tão agressivos, mas que acabam causando problemas enormes em torno dos 50, 60 anos e alguns infelizmente até mais cedo”, ressalta João Duprat, líder do Centro de Referência em Tumores Cutâneos do A.C. Camargo Câncer Center.

Segundo a dermatologista e tricologista, Simone Neri, as pessoas de fototipo baixo, ou seja, de pele clara estão mais propensas a desenvolver câncer de pele como carcinoma basocelular e espinocelular que estão diretamente ligados à radiação de ultravioleta sobre a pele.

“As pessoas mais morenas têm um pouco mais de proteção que é a melanina, pigmento natural da pele, já as pessoas de pele clara não, pele clara ou olhos azuis são as pessoas que tem mais propensão, principalmente na segunda fase da vida onde já teve muita exposição solar nas áreas crônicas, áreas expostas, face, mãos, pescoço e orelhas”, explica Simone.

Publicidade

O número de diagnósticos tem aumentado, de acordo com a pesquisa do Instituto Nacional do Câncer, nos anos de 2023, 2024 e 2025 serão diagnosticados 704 mil casos em cada ano. Os especialistas acreditam que o diagnóstico precoce representa esse crescimento, o que é uma boa notícia, visto que possibilita a probabilidade de cura.

“A vantagem do exame clínico do câncer de pele é que ele está visível, não precisa de uma tomografia, mamografia ou petscan, um médico bem capacitado consegue resolver a grandíssima maioria dos problemas” destaca Duprat.

Publicidade

O médico alerta que existem cânceres de pele que não são causados pelo sol, embora não seja mais frequente, podendo surgir também em negros, orientais, embaixo da unha, planta do pé e por meio do HPV tanto na região de boca quanto na região genital.

O uso de protetor solar e roupas de proteção UV são ideais para proteger da exposição aos raios solares, mas também bonés, chapéus e roupas comuns são uma ótima alternativa de cuidado.

O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h30. A Record News é sintonizada pelos canais de TV fechada 55 Vivo TV, 78 Net, 32 Oi TV, 14 Claro, 19 Sky e 134 GVT, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.