Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Programa Cartão de Visita recebe desembargadora Ivana David

O Cartão de Visita vai ao ar aos sábados, às 22h45, com reprise aos domingos, às 8h

Record News|Do R7

Na última terça-feira (06), a jornalista Débora Santilli recebeu no Cartão de Visita a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Ivana David.

Ivana iniciou sua carreira como juíza substituta em Registro, interior de São Paulo, já foi coordenadora no Departamento de Inquéritos Policiais (o famoso DIPO), professora da Escola Paulista de Magistratura e palestrante ao redor do Brasil sobre o papel do Poder Judiciário na prevenção e repressão aos crimes.

A desembargadora explicou que através do decreto que o ministro Alexandre de Moraes passará até o final do ano, as armas de processos findos serão adjudicadas para os policiais como patrimônio da polícia. Essas armas já estão separadas em alguns estados, inclusive em SP. No próprio estatuto do desarmamento, dentro da Corregedoria e do Conselho Nacional de Justiça, existem procedimentos que autorizam que essas armas fiquem em poder da polícia até o encerramento do processo.

- Isso pode demorar ou não. Nossa discussão agora, e eu fico feliz por isso, é que faremos parte do patrimônio da polícia. Quando encerrado o processo, determina-se a distribuição da arma, ela é devolvida para o fórum, e o juiz do processo dá o perdimento da arma em razão da União, que é quem tem o monopólio de todas as armas, e então vai para o Exército destruir. Armas essas, na grande maioria, muito melhores que as utilizadas pela polícia. Armas pequenas não serão adjudicadas, só as que não conseguimos comprar nas condições devidas e que, infelizmente, o crime organizado já possui, como fuzis e metralhadoras. Para se ter ideia, no ano passado o Brasil apreendeu 115.000 armas. Em São Paulo, até o momento, já são 18.000, isso porque temos um estatuto que proíbe a arma.

Publicidade

Durante a entrevista, a desembargadora disse o porquê não é a favor da unificação das forças policiais.

Sobre os crimes cibernéticos, Ivana David afirmou

Publicidade

- Esse tipo de crime já impermeou tanto que nossas crianças, de forma não dolosa, já o praticam.

Disse ainda, que a internet é um crime que deixa rastro, feito as escusas, pois o criminoso se travesti de um dígito, de um número, de um IP e então não se sabe se trata-se de um homem, de uma mulher, várias pessoas, ou uma própria criança.

Publicidade

Para Ivana, o mais tenebroso é a pedofilia. - Assim como estrupo e o sequestro, é um crime de gente de perto, de quem te acessa, de quem te conhece, afirma.

Após a gravação, acompanhada pelo diretor nacional institucional da Record, Zacarias Pagnanelli, conheceu os estúdios e esteve com alguns apresentadores e artistas convidados da Casa.

O Cartão de Visita vai ao ar aos sábados, às 22h45, com reprise aos domingos, às 8h. A Record News é sintonizada pelos seguintes canais: 55 Vivo TV, 78 NET, 32 Oi TV, 14 Claro, 179 Sky e 134 GVT, além do 42 UHF. Não perca!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.