Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após assassinato de jovem em ação da polícia, moradores de favela na zona oeste relatam rotina de tensão

Em maio, um suspeito de tráfico foi morto a tiros após se render para policiais civis

Rio de Janeiro|Do R7, com Balanço Geral

Operações no morro do Banco assustam moradores
Operações no morro do Banco assustam moradores Operações no morro do Banco assustam moradores

Moradores da comunidade do morro do Banco, no Itanhangá, zona oeste do Rio, relatam o clima de tensão na comunidade. Em maio, Alisson Fernandes Silva de Lima, de 19 anos, foi morto na comunidade durante uma operação realizada por agentes do Core (Coordenadoria de Recursos Especiais). O vídeo do momento do crime foi divulgado na internet. Após o assassinato do jovem, os moradores dizem que aumentou o clima de insegurança.

— A comunidade tá sofrendo com isso tudo. Tem guerra toda hora, a polícia subindo na comunidade a todo momento. Chegam atirando, as crianças correndo pra lá e pra cá. Os moradores estão apavorados com isso aí tudo —, diz um homem que mora na comunidade há 40 anos.

De acordo com moradores, o morro era dominado por milicianos e os policiais corruptos torturavam e matavam pessoas que não aceitavam a milícia. Mas, há alguns anos, a milícia perdeu espaço para os traficantes, que migraram de outras comunidade da cidade. Iniciou-se uma disputa pela região, e os moradores vivem no fogo cruzado. Eles têm medo de falar.

— Muitos moradores ficam com medo de falar, com medo de represália da milícia. A gente tem medo de morrer —, relata o morador.

O caso de Alisson está sendo investigado, e os policiais envolvidos na operação de maio já prestaram depoimentos.As armas dos envolvidos no caso foram entregues à perícia no dia da morte de Alisson. Assista ao vídeo:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.