Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ato na Lagoa homenageia PMs assassinados no RJ em 2017

Manifestação alerta para índice de mortes violentas registradas no Estado

Rio de Janeiro|Jaqueline Suarez, do R7

Placas e uniformes lembram os 132 policiais mortos este ano
Placas e uniformes lembram os 132 policiais mortos este ano Placas e uniformes lembram os 132 policiais mortos este ano

Um ato público acontece nesta quarta-feira (27), em memória dos 132 policiais militares assassinados no Estado do Rio este ano. A manifestação na Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul da cidade, foi marcada pela ONG Rio de Paz às 11h. O ato também é um alerta ao índice de mortes violentas registradas no Estado, entre janeiro e novembro. Segundo registros do ISP (Instituto de Segurança Pública), 6.190 pessoas perderam a vida em decorrência de homicídios, latrocínios, agressões e intervenções policiais.

No ato desta quarta, a instituição fará uma homenagem aos agentes mortos em 2017. No lugar das 132 placas, o Rio de Paz fixará apenas cinco com os nomes de todos os PMs, além de colocar 13 uniformes da Polícia Militar com rosas vermelhas nos bolsos no local. No trecho, Também serão fixadas placas com os números das mortes violentas registradas no Estado.

— A partir de janeiro de 2018, começaremos, Deus queira que não precisemos, a fixar as placas em memória dos PMs mortos em 2018 — declarou Antônio Carlos Costa, presidente e fundador da ONG Rio de Paz.

Nos últimos dez anos, 1.335 PMs foram assassinados no Estado, segundo registros da Polícia Militar. 

Publicidade

De acordo com a ONG, a pretensão é remover as placas no dia em que a estatística de homicídio no Rio cair para 10 mortes por 100 mil pessoas por ano. Atualmente, o índice no Estado é de 30 mortes para cada 100 mil pessoas, número que a Organização Mundial da Saúde considera indicadores de endemia.

*Sob supervisão de PH Rosa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.