Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Café com leite na veia: MP denuncia técnicas de enfermagem e estagiárias por morte de idosa

Caso aconteceu em outubro do ano passado, na baixada

Rio de Janeiro|Do R7

O Ministério Público denunciou, nesta terça-feira (20), as técnicas de enfermagem Rayane Brito da Silva Inácio e Adriele da Silva e as estagiárias Rejane Moreira Telles e Luciana Cristina Rodrigues Carvalho por homicídio culposo. Elas são suspeitas injetar cerca de 40 ml de café com leite na veia de Palmerina Pires Ribeiro, de 80 anos, provocando a morte da paciente. O caso aconteceu no dia 14 de outubro de 2012.

De acordo com o MP, a injeção de café com leite provocou embolia pulmonar na idosa, que estava internada no PAM Abdon Gonçalves, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

Entenda o caso

Após a morte de Palmeirinha, a família da idosa acusou o PAM de São João de Meriti de ter causado a morte da aposentada.Segundo parentes, uma funcionária teria confundido a bebida com a medicação. A idosa, que recebia alimentação por meio de uma sonda, morreu quatro dias depois.

Publicidade

Uma das filhas da paciente disse que viu o momento em que a enfermeira trocou o soro pelo café com leite. De acordo com a família, o hospital não tinha o medicamento indicado para reverter o efeito da bebida no organismo da aposentada.

inicialmente, somente a  estagiária Rejane Moreira Telles, de 23 anos, foi tida como a responsável pela morte da idosa. Ela foi indiciada por homicídio culposo (sem intenção de matar). No dia 17 do mesmo mês, Rejane prestou depoimento na delegacia e admitiu que errou administrando o leite no acesso venoso e não na sonda nasogástrica e não chamou o supervisor da escola.

No entanto, o laudo cadavérico indica que não houve injeção intravenosa de qualquer alimento na paciente. O presidente da Coren-RJ, Pedro de Jesus, diz que a estudante do curso de técnicas de enfermagem estava no seu terceiro dia de estágio e que a falta de experiência pode tê-la confundido sobre o erro ou o acerto do procedimento. Jesus ainda afirma que a jovem pode ter sido pressionada e acabou acreditando que teria causado a morte da idosa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.