Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Comandante-geral da PM fala sobre mudanças nas UPPs no Cidade Alerta RJ

Wolney Dias afirmou que viaturas danificadas receberão reparos em dezembro

Rio de Janeiro|Do R7

Cel. Wolney Dias detalhou como serão realizadas as mudanças nas UPPs
Cel. Wolney Dias detalhou como serão realizadas as mudanças nas UPPs Cel. Wolney Dias detalhou como serão realizadas as mudanças nas UPPs

O anúncio das mudanças nas UPPs (Unidades de Polícia Pacificadoras) trouxe dúvidas, principalmente para quem mora em comunidades onda há unidades do projeto. Na tarde desta quarta-feira (23), o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Wolney Dias, concedeu entrevista ao Cidade Alerta RJ e deu mais detalhes sobre as mudanças.

Dias esclareceu que os 3.000 homens não são oriundos, exclusivamente, da parte burocrática das UPPs. O efetivo administrativo, explica, "está sendo suprimido, porque fere o conceito inicial do projeto, que era o aproveitamento ao máximo desse efetivo na atividade-fim".

— Estamos recuperando esse efetivo da administração, que hoje foi indevidamente alocado, em razão da duplicidade, da multiplicação de funções, visto que cada UPP era, originalmente, subordinada administrativamente a um batalhão —, disse.

Por conta da crise financeira do Estado, faltam mecanismos importantes, como, por exemplo, cerca de metade das viaturas da PM apresentarem problemas, o que dificulta o trabalho dos militares. O comandante destacou que a corporação tem dificuldades, mas que já faz esforços para a recuperação dos veículos.

Publicidade

— Já temos processos licitatórios em andamento para o credenciamento de oficinas que prestarão serviços à Polícia Militar na manutenção. Estimamos que no início de dezembro essas viaturas já estejam começando a ser reparadas —, revelou.

Contudo, o corenel explicou que o serviço da PM não se limita ao uso da viatura, ou do policiamento motorizado, e que a PM realiza, também, policiamento à pé e de outras formas.

Publicidade

Coletiva

Um estudo feito pela Secretaria de Segurança detectou que policiais das UPPs estão empenhados em atividades que já existem em batalhões. Segundo o secretário de Segurança, Roberto Sá, a medida não vai retirar policiais do patrulhamento nas comunidades, ou dedicados a projetos sociais.

Publicidade

As UPPs, agora, passam a ser operacionalmente subordinadas aos batalhões da área. As unidades dos complexos da Penha e do Alemão, na zona norte, vão se transformar em um Batalhão de Polícia Pacificadora. Em coletiva no Centro Integrado de Comando e Controle, Sá disse que a mudança vai de encontro com "o anseio das comunidades e dos policiais".

— Todas as UPPs serão mantidas, na sua essência. Digo aqui para cada morador que acreditou, nós vamos continuar presentes, cumprindo nosso papel, melhorando nosso serviço, nos aproximando mais da comunidade, e esperando que todos os entes e todos os poderes acreditem que é importante levar dignidade para todas as áreas do Rio de Janeiro —, afirmou.

Com as mudanças, a unidade da Cidade de Deus, na zona oeste, passa a ser subordinada ao 18º Batalhão, que é responsável por Jacarepaguá. Os policiais que atuam ali, exclusivamente, vão passar a reforçar o patrulhamento nos bairros da região.

Assista à entrevista completa:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.