Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Empresários são presos por desvio de verbas de merenda no Rio

Operação da PF cumpre 21 mandados de prisão e 30 de apreensão

Rio de Janeiro|Do R7*

A Polícia Federal cumpre 21 mandados de prisão temporária nesta sexta-feira (6), contra suspeitos de desvio de recursos públicos destinados à merenda escolar no Estado do Rio. Até as 9h, 15 pessoas haviam sido presas.

A chamada Operação Inópia também cumpre 30 mandados de busca e apreensão nos municípios do Rio de Janeiro, Niterói e Duque de Caxias. De acordo com as investigações, as escolas da Baixada Fluminense eram o principal alvo dos fraudadores.

Um dos mandados foi cumprido no Condomínio Costa Del Sol, na avenida Lúcio Costa, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. No local, mora o empresário Antônio Carlos Monteiro, dono da Home Bread Indústria e Comércio. O executivo é investigado há, pelo menos, dois anos pelo MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) e pelo MPF (Ministério Público Federal).

Para a PF, as empresas criaram um cartel criminoso para desviar verba pública. A investigação identificou diversos procedimentos licitatórios viciados, com indícios de direcionamento das licitações, superfaturamento, corrupção, blindagem patrimonial, lavagem de dinheiro e uso de empresas constituídas em nome de “laranjas”.

Publicidade

Os presos vão ser indiciados por formação de cartel, crime de licitações e corrupção ativa, dentre outros.

Jaqueline Suarez, estagiária do R7 Rio

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.