Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Famílias que participaram do filme Jambalaia assistem à estreia ao lado do diretor Breno Moreira

Documentário mostra a história dos moradores antes e depois da demolição do complexo de prédios na zona oeste do Rio

Rio de Janeiro|Bruna Oliveira, do R7

Famílias que participaram do filme assistiram à estreia no espaço Itaú de Cinema
Famílias que participaram do filme assistiram à estreia no espaço Itaú de Cinema Famílias que participaram do filme assistiram à estreia no espaço Itaú de Cinema

Famílias que participaram do documentário Jambalaia assistiram ao lançamento do longa-metragem no espaço Itaú de Cinema, em Botafogo, na zona sul do Rio, nesta quinta-feira (2), ao lado do diretor Breno Moreira. 

O documentário mostra a vida dos moradores antes e depois da demolição do Jambalaia — complexo de prédios que eles ocupavam em Campo Grande, na zona oeste. A construção inacabada foi implodida, em 2018, sob a alegação de risco de desabamento, por parte das autoridades.

Delane foi às lágrimas após a exibição do documentário
Delane foi às lágrimas após a exibição do documentário Delane foi às lágrimas após a exibição do documentário

O filme dá voz às pessoas que construíram, em meio a dificuldades, alegrias, sonhos e esperança, suas histórias naquele lugar durante anos. Entre elas está Delane Maris, de 44 anos, que voltou a uma sala de cinema depois de muito tempo e se emocionou ao ver a própria história. 

" A lembrança que temos ainda está muito forte. Foi um filme que vimos, mas foi a história que vivemos. Sofremos, convivemos ali. E rever aquilo tudo, depois de quatro anos, é difícil de explicar. O trabalho que o Breno fez foi mais para mostrar para a sociedade que o que passamos lá não era mentira. Passamos por muitas dificuldades. Tivemos bons momentos e, ao mesmo tempo, muita tristeza", disse, sem conseguir segurar as lágrimas.

Publicidade
Paulinho luta por moradia digna para as famílias do Jambalaia
Paulinho luta por moradia digna para as famílias do Jambalaia Paulinho luta por moradia digna para as famílias do Jambalaia

A história das famílias chegou até o diretor Breno Moreira por meio de um pedido de ajuda do amigo Paulinho Soró, que viveu no edifício por sete anos e sempre buscou melhorias para todos.

Ele contou que a luta por moradia digna para as famílias ainda segue:

Publicidade

"Nós temos um grupo com mais de 200 famílias. O total vai de 300 a 310 inscritos que recebem um aluguel social pelo município do Rio. A gente está nessa luta para que agora venham a ser construídas unidades habitacionais. A gente pede que esse projeto saia da gaveta e venha atender a nossa população carente". 

Com uma captação que utiliza a câmera parada e poucas interferências durante as entrevistas, o documentário Jambalaia, vencedor do prêmio de melhor filme no Festival Visões Periféricas, é o primeiro longa-metragem da carreira do diretor Breno Moreira, que citou como inspiração o cineasta Eduardo Coutinho.

Publicidade

"[O documentário] marca meu trabalho da forma mais genuína possível. Foi um filme feito entre amigos, com muita raça e muito amor. Como o próprio Paulinho falou, a gente não só levou, mas a gente recebeu muitos sorrisos também. Num lugar com muita dificuldade de se viver, a gente pôde capturar vidas muito felizes. Eu, que faço publicidade além do cinema, poder fazer um documentário e estrear de forma tão bela, com essas pessoas, é um presente que o cinema está me dando", disse. 

O filme fica em cartaz até o dia 8 no espaço Itaú de Cinema, sempre na sessão das 13h30. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.