Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Justiça mantém condenação de Rafael Braga por tráfico de drogas

Por 2 votos a 1, desembargadores negaram recurso da defesa

Rio de Janeiro|Bruna Oliveira, do R7

Rafael foi preso pela 1ª vez durante manifestações de 2013
Rafael foi preso pela 1ª vez durante manifestações de 2013 Rafael foi preso pela 1ª vez durante manifestações de 2013

A Justiça do Rio negou o recurso da defesa do ex-catador de latinhas Rafael Braga na ação em que o réu responde pelos crimes de associação e tráfico de drogas. Por 2 votos a 1, os desembargadores do TJRJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) mantiveram a condenação. Até a publicação desta reportagem, o R7 não conseguiu contato com a defesa do acusado. 

Rafael Braga foi o primeiro preso pelas manifestações contra o aumento da tarifa de ônibus em junho de 2013 no Rio de Janeiro. O ex-catador de latinhas portava duas garrafas plásticas, uma com desinfetante e outra com cloro, e foi condenado a quatro anos e oito meses de prisão pelo crime de porte de material explosivo.

Em janeiro de 2016, quando ainda usava tornozeleira eletrônica, ele foi abordado enquanto caminhava em direção a uma padaria vestindo apenas bermuda e chinelos, levado à delegacia da Penha (22º DP) e autuado por associação para o tráfico, colaboração para o tráfico e tráfico de drogas. 

Segundo os policiais que o abordaram, Rafael Braga estava com 0,6g de maconha e 9,3g de cocaína. De acordo com o DDH a acusação de porte de drogas, feita por policiais militares, é falsa.

Publicidade

Rafael Braga foi condenado pela 39ª Vara Criminal do Rio a 11 anos e três meses de reclusão.

Em setembro deste ano, o STJ (Supremo Tribunal de Justiça) autorizou que Rafael cumprisse o restante da pena em prisão domiciliar. Ele deixou o Complexo de Gericinó, em Bangu, após ter sido diagnostiado com tuberculose.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.