Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Os Dez Mandamentos: presos assistem ao filme em sessão de cinema em cadeia de Bangu

Longa foi exibido a mil detidos na Cadeia Pública Pedro Melo Da Silva

Rio de Janeiro|Do R7

Presos de cadeia de Bangu assistiram ao filme Os Dez Mandamentos
Presos de cadeia de Bangu assistiram ao filme Os Dez Mandamentos Presos de cadeia de Bangu assistiram ao filme Os Dez Mandamentos

Sucesso nos cinemas de todo o País, o filme Os Dez Mandamentos foi exibido para cerca de mil presos em uma das unidades prisionais do Complexo de Gericinó em Bangu, zona oeste do Rio de Janeiro. Detidos que assistiram a uma das duas sessões na Cadeia Pública Pedro Melo Da Silva, com direito a pipoca e refrigerante, elogiaram a saga de Moisés e traçaram paralelos entre a história bíblica e suas vidas.

Igor Felipe Silva de Oliveira, de 20 anos, assistiu ao filme quando completava um mês na detenção. Ao comentar a história, ele associou a perda da fé às pragas — na trama, elas recaem sobre o Egito para convencer o faraó Ramsés a libertar os hebreus, então escravizados. O rapaz, que aguarda julgamento por associação com traficantes, avalia que sua "praga" foi o tráfico de drogas.

Igor sonha em deixar o presídio para criar sua filha de cinco meses ao lado da mulher.

— Não pode perder a fé de jeito nenhum. Aqui [presídio] é um lugar para a fé ser restaurada. Tenho certeza que Ele vai me tirar daqui. Isso aqui foi uma lição de vida. Estou aprendendo essa lição de Deus.

Publicidade

Preso pouco antes do Carnaval, Ronaldo da Silva, de 33 anos, assistiu ao filme em liberdade e agora reviu na cadeia. Ele se disse impressionado com a sequência das pragas e interpretou sua prisão como "um castigo para abrir os olhos".

Maxwell Oliveira da Silva, de 27 anos, elegeu a abertura do Mar Vermelho como o momento mais emocionante do filme.

Publicidade

— É o livramento de Deus. Eu estou preso porque Deus também me deu o livramento. Eu poderia estar morto.

Gilson Nogueira, diretor da cadeia onde foi exibido Os Dez Mandamentos, disse ao R7 que a importância da exibição do filme é introduzir Deus na vida dos presos. Na avaliação dele, a ressocialização passa por uma mudança interior dos presos.

Publicidade

A iniciativa, que contou com suporte da rede Arteplex de Cinema, é do grupo Presídio da Universal, que evangeliza dentro (para os detentos) e fora (para os familiares) das unidades prisionais por todo o Brasil, com autorização da Seap (Secretaria de Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro). Os Dez Mandamentos já foi exibido no Presídio PII em Sorocaba, interior de São Paulo.

Veja reportagem do Jornal da Record:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.