Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Polícia Federal investiga desvio de verbas repassadas para Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos

De acordo com a PF, cerca de R$40 milhões foram desviados

Rio de Janeiro|Do R7

A operação Águas Claras investiga desvio de verbas direcionadas ao fomento ao esporte
A operação Águas Claras investiga desvio de verbas direcionadas ao fomento ao esporte A operação Águas Claras investiga desvio de verbas direcionadas ao fomento ao esporte

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (6), a operação Águas Claras para apurar um esquema de desvio de recursos públicos repassados à CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), envolvendo dirigentes do órgão e empresários. Quatro pessoas foram presas e quatro foram conduzidas coercitivamente a unidades da PF em São Paulo e no Rio de Janeiro. Outros 16 mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Todas as medidas foram expedidas pela 3ª Vara Criminal Federal de São Paulo.

As investigações apuram o destino de cerca de R$ 40 milhões repassados à CBA. Há indícios de um esquema de desvios de recursos públicos captados por meio de convênios e leis de fomento ao esporte, sem a devida aplicação - conforme previsto em lei e nos contratos assinados. A operação começou após denúncias de atletas, ex-atletas e empresários do ramo esportivo brasileiro.

De acordo com a PF, apesar de se tratar de entidade privada, o dinheiro recebido pela confederação desportiva vinha de recursos públicos federais por meio de convênios com o Ministério do Esporte, provenientes da lei de incentivo ao esporte, Agnelo Piva. Além disso, a confederação também tinha patrocínio dos Correios. Dessa forma, ela estaria submetida à Lei de Licitações e seus agentes seriam considerados funcionários públicos para efeitos penais. Os investigados responderão, de acordo com suas participações, pelos crimes de peculato, associação criminosa e fraude a Lei de Licitações.

Assista 24 horas à programação da Record TV no celular, computador ou tablet

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.