Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rio 2016: PM terá reforço de 3.500 agentes durante Jogos Olímpicos

Aumento é estimado em cerca de 33% do efetivo que atua nas ruas em dias comuns

Rio de Janeiro|Do R7

Efetivo da PM no Rio aumentará 33% durante os Jogos Olímpicos
Efetivo da PM no Rio aumentará 33% durante os Jogos Olímpicos Efetivo da PM no Rio aumentará 33% durante os Jogos Olímpicos

A Polícia Militar do Rio de Janeiro terá aumento de cerca de 33% no efetivo para os Jogos Olímpicos. Além dos 10.414 policiais no patrulhamento comum, outros 3.503 agentes irão reforçar o policiamento das ruas, totalizando 13.917 policiais por dia. Também serão empregadas 3.029 viaturas para o deslocamento com carros e motos. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (1º).

De acordo com a PM, as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) receberão mais 634 policiais. As férias e licenças especiais foram suspensas pelo Comando da Polícia Militar durante o período olímpico. Além dos policiais que trabalharão no esquema de RAS (Regime Adicional de Serviço) compulsório, outros agentes que trabalham no serviço administrativo — Batalhão Policial Burocrático —, também atuarão nas ruas. O reforço do patrulhamento teve início no dia 5 de julho e termina em 30 de setembro após as Paralimpíadas.

Os policiais militares irão atuar nos entornos dos locais das competições. O Gepe (Grupamento Especial de Policiamento em Estádios) ficará no interior do Maracanã e do Engenhão, zona norte do Rio. Também serão reforçados os terminais de transporte público, aeroportos — o aeroporto Tom Jobim terá participação das Forças Armadas —, áreas de interesse turístico, vias expressas e as áreas de confraternização, como Boulevard Olímpico, Parque Madureira e Centro Esportivo Miécimo da Silva.

O BPTur (Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas) terá dedicação especial aos turistas, o Batalhão de Policiamento em Rodoviária cuidará das vias expressas. Já o Batalhão de Policiamento em vias especiais irá atuar na av. Brasil, e nas linhas Vermelha e Amarela. O BPGE (Batalhão Policial de Grandes Eventos) ficará responsável por conter manifestações populares.

Publicidade

O COE (Comando de Operações Especiais), Bope (Batalhão de Operações Especiais), o Choque, BAC (Batalhão de Ações com Cães) e o GAM (Grupamento Aeromarítimo) também vão atuar na segurança dos Jogos.

Segundo a polícia, um carro de Comando e Controle ficará baseado na região do Porto Maravilha, zona portuária, e na Barra da Tijuca, zona oeste, próximo ao RioCentro.

A PM também informou que irá contar com o apoio de três aeróstatos — balões que ficam a cerca de 1 km de altura e possuem um sistema de geração e transmissão de imagens em tempo real e em alta definição — que ficarão ligados às estruturas que compõem o SICC (Sistema Integrado de Comando e Controle), que reúne diversas forças de segurança e defesa. Os aeróstatos, que têm alcance de até 2 km, serão colocados na Quinta da Boa Vista, zona norte, Jockey Club Brasileiro, zona sul, e RioCentro, onde funcionarão 24 horas por dia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.