Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rio Janeiro inicia campanha de vacinação contra gripe

Ação tem como objetivo proteger a população contra formas graves do vírus influenza; meta é vacinar 90% dos grupos prioritários

Rio de Janeiro|Gabriel Pieroni, do R7*

Rio de Janeiro iniciou campanha de vacinação contra gripe
Rio de Janeiro iniciou campanha de vacinação contra gripe Rio de Janeiro iniciou campanha de vacinação contra gripe

A SMS-Rio (Secretaria Municipal do Rio) iniciou nesta segunda-feira (4), à campanha de vacinação contra a gripe na cidade do Rio. A ação tem como objetivo proteger a população contra formas graves do vírus influenza. No final de 2021 e início de 2022, a cidade do Rio de Janeiro enfrentou uma epidemia de gripe.

Segundo a pasta, a meta é alcançar 90% dos grupos prioritários, o que corresponde a cerca de 1,8 milhão de pessoas na cidade. Os primeiros a serem atendidos serão os idosos acima de 80 anos, que poderão tomar também a segunda dose de reforço da Covid-19, os que residem em instituições de longa permanência para idosos e os trabalhadores da saúde com 60 anos ou mais.

Já no Estado do Rio, a meta é imunizar 6,6 milhões de pessoas até o dia 3 de junho. A campanha ocorrerá em duas etapas. A primeira será realizada entre os dias 4 e 30 de abril, quando serão vacinados trabalhadores de saúde e idosos com 60 anos ou mais. Na segunda etapa, entre os dias 2 maio e 3 de junho, inclui crianças, gestantes professores, pessoas com comorbidades e outros grupos.

"Vacinar é prevenir. É extremamente importante que a população tenha essa consciência. Tivemos um surto de gripe em dezembro, com a circulação de um novo subtipo do vírus influenza. A vacina que está nos postos tem na sua composição esse novo tipo do vírus. Por isso, é importante que as pessoas se vacinem todos os anos. A gripe pode evoluir para casos mais graves e óbitos, principalmente entre o público-alvo da campanha. Faço um apelo para que o público prioritário procure os postos de saúde", afirmou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Publicidade

Não há intervalo entre a vacina contra a Covid-19 e a vacina contra a gripe, exceto para crianças de 5 a 11 anos de idade com comorbidades, que devem aguardar um período de 15 dias entre as vacinas.

Pessoas com sintomas sugestivos de Covid-19 precisam adiar a vacinação contra a gripe até a recuperação clínica total e pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas. Assintomáticos com PCR ou teste de antígeno positivo devem aguardar 4 semanas a partir da data do resultado.

*Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.