Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rio segue em estágio de atenção após temporal causar estragos

Quatro pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas; previsão para as próximas horas é de pancadas de chuva isoladas

Rio de Janeiro|Mariana Pepe, do R7*

O Rio está em Estágio de Atenção por mais de 12 horas após um temporal atingir o município entre a noite de quarta-feira (14) e na madrugada desta quinta-feira (15). Segundo o Alerta Rio, a previsão para as próximas horas é de pancadas de chuva isoladas. 

Ainda de acordo com dados do Alerta Rio, em apenas uma hora foram registrados 123,2 milímetros de chuva na estação Barra/Riocentro, na zona oeste, o equivalente a 119% do esperado para todo o mês de fevereiro. Este volume representa um recorde na história do órgão, que armazena dados de chuva da cidade desde 1997. 

O COR (Centro de Operações Rio) informou que, no bairro de Jacarepaguá, também na zona oeste, das 17h de quarta até às 2h desta quinta, choveu quase 150% da média de chuva esperada para todo o mês.

O Rio entrou em Estágio de Atenção às 1h20 de quarta mas, à 0h25 desta quinta, mudou para Estágio de Crise, que significou que chuvas fortes poderiam causar alagamentos e deslizamentos. Porém, às 5h30, retornou para o Estágio de Atenção.

Publicidade

Mortes

Quatro pessoas morreram devido ao forte temporal que atingiu o Rio. Entre elas uma criança, de 12 anos, que foi soterrada no desabamento de uma casa em Cascadura, zona norte da cidade. O menino chegou a ser socorrido com vida e levado ao Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, mas acabou não resistindo.

Publicidade

Em Quintino, também na zona norte, duas pessoas morreram após uma casa desabar durante a madrugada. As vítimas são Marcos Garcia, de 59 anos, e Judina Magalhães, de 62 anos.

A quarta vítima é um policial militar, morto após uma árvore cair sob seu carro em Realengo, zona oeste da cidade. Nilsimar dos Santos, de 48 anos, lotado no Batalhão do Méier (3º BPM), ficou preso nas ferragens e morreu no local.

Publicidade

Leia também

Alagamentos e falta de energia

O temporal que atingiu o Rio provocou estragos em vários bairros da cidade. Na zona sul, um trecho da ciclovia Tim Maia desabou no trecho de São Conrado.

As fortes chuvas deixaram parte da capital sem luz e provocaram alagamento em várias avenidas, prejudicando o trânsito e o funcionamento do transporte público. De acordo com a Light, os locais que tiveram a rede elétrica mais atingida são os bairros de Campo Grande, Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste, e Ilha do Governador e Penha, na zona norte.

Interdições

As fortes chuvas no Rio ainda provocaram reflexos nas principais vias expressas da cidade. De acordo com o COR, às 15h, a avenida Brasil apresentava interdições parciais em Bonsucesso, devido à queda de uma árvore e de um poste na pista lateral da via sentido Centro; e uma na Penha. A via apresentava lentidão na altura de Parada de Lucas e em Ramos.

Já a linha Amarela, onde houve interdições devido ao asfalto que cedeu na altura da saída da Abolição (Av. Dom Helder Câmara), no sentido Fundão, está com boa movimentação. No sentido Barra, a via apresenta lentidão entre a avenida Bento Ribeiro Dantas e Bonsucesso.

A linha Vermelha foi liberada às 11h20 após interdições na pista sentido Centro, na altura dos quilômetros 8, 10 e 12. Às 16h, os dois sentidos da via apresentavam fluxo bom.

*Sob supervisão de Bruna Oliveira

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.