Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

RJ: 6 homossexuais foram mortos na última semana, diz Rio Sem Homofobia

Crimes ocorreram em Friburgo, Petrópolis, Mesquita, Duque de Caxias e Paracambi

Rio de Janeiro|Do R7

Apenas na última semana, seis homossexuais foram mortos no Rio de Janeiro, de acordo com o Rio Sem Homofobia, órgão do governo do Estado que acompanha políticas públicas para a população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Trans), que divulgou a informação nesta terça-feira (28). Os crimes notificados ocorreram em Friburgo, Petrópolis, Mesquita, Duque de Caxias e Paracambi.

Segundo Claudio Nascimento, coordenador do Rio Sem Homofobia, todos os dias, novas denúncias de agressão chegam ao programa. Apesar disso, milhares de homossexuais, travestis e transexuais são mortos sem que a violência seja denunciada. Ele relembrou o "massacre brutal" que ocorreu na boate Pulse, em Orlando, nos Estados Unidos, e lamentou que a tragédia não tenha sido um fato isolado.

Para Nascimento, a intolerância, o fanatismo religioso e a falta de legislação específica voltada para crimes de ódio contra homossexuais contribuem para os altos índices de mortes. Segundo ele, é preciso haver um reforço nas leis e criminalizar a lesbofobia, a homofobia, a bifobia e a transfobia para combater a vulnerabilidade social da população LGBT.

LGBTs e familiares que estiverem em situação de violência ou vulnerabilidade podem entrar em contato com o programa Rio Sem Homofobia pelo Disque Cidadania LGBT no número 0800 0234567.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.