Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

RJ: mortes em ações policiais aumentaram 46% em maio, diz ISP

Segundo instituto, foram 142 homicídios no mês, contra no mesmo período do ano anterior. Já roubo de cargas caiu 39% no período

Rio de Janeiro|Thaís Silveira, do R7*

Estado registrou aumento de 33 vítimas por letalidade violenta em maio deste ano
Estado registrou aumento de 33 vítimas por letalidade violenta em maio deste ano Estado registrou aumento de 33 vítimas por letalidade violenta em maio deste ano

O Rio de Janeiro registrou um crescimento de 46% no número de homicídios por oposição à intervenção policial em maio deste ano, comparado ao mesmo mês do ano anterior, segundo o ISP (Insituto de Segurança Pública). Foram 142 mortes neste ano e 97 no mesmo período do ano passado. 

Em relação a abril deste ano, foram 41 vítimas a mais. Em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio, houve um aumento de 11 vítimas no período, quando comparado a maio do ano passado.

Já a região de Brás de Pina, Olaria, Penha, Cordovil, Penha Circular, Jardim América, Parada de Lucas, Vigário Geral e Complexo do Alemão registrou a maior redução - cinco vítimas a menos no mês.

O Estado também registrou 576 vítimas de letalidade violenta no mês, o que representa aumento de 6% ou 33 mortes em relação ao mesmo período de 2017. 

Publicidade

O índice representa mortes por homicídio doloso (quando há intenção de matar), latrocínio (roubo seguido de morte), lesão corporal seguida de morte e homicídio decorrente de oposição à intervenção policial. No entanto, em comparação ao mês de abril, foram 16 vítimas a menos. Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, apresentou maior redução - 30% ou 15 vítimas a menos em relação a maio de 2017.

Quanto ao roubo de carga, houve uma queda de 39% neste mês. Foram 752 ocorrências no Estado, 488 a menos do que o registrado em maio de 2017. Em relação a abril deste ano, foram 140 ocorrências a menos.

Publicidade

Segundo o instituto, a greve dos caminhoneiros não é a única justificativa para a diminuição, já que os índices vinham apresentando queda nas duas primeiras semanas de abril, comparadas às duas primeiras semanas de maio. A paralisação durou dez dias, entre os dias 21 e 30 de maio. 

O roubo de rua (roubo a transeunte, de aparelho celular e em coletivo) também apresentou redução de 14% em maio. Foram 11.861 registros neste ano, o que representa 1.972 ocorrências a menos em relação a maio do ano anterior. 

Publicidade

Já o roubo de veículos apresentou uma diminuição de 5% neste mês, ou 214 casos a menos. 

Os dados são referentes aos Registros de Ocorrência feitos nas delegacias do Estado.

*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.