Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saiba como prolongar a vida da embreagem

Veja os vícios de direção que podem comprometer o sistema

|Matéria Patrocinada

Embreagem com problema pode comprometer outros componentes do carro
Embreagem com problema pode comprometer outros componentes do carro Embreagem com problema pode comprometer outros componentes do carro

Essencial para colocar o carro em movimento, facilitar a mudança de marchas e parar o veículo completamente sem que ele se “apague”, a embreagem é responsável por acoplar o motor com o câmbio. Segundo o consultor Olivio Netto, da ON Consultoria Automotiva, a vida útil da embreagem depende das condições de uso do carro: “Um veículo que roda a maior parte do tempo na estrada sofrerá menos desgaste no conjunto de embreagem do que um veículo que roda a maior parte do tempo na cidade. O mesmo vale para motoristas cuidadosos e que sabem usar o sistema corretamente em comparação com motoristas mais descuidados. Em média, o sistema pode durar 60 mil quilômetros. Não é raro, porém, encontrar veículos com 100 mil quilômetros ou mais com o sistema operando normalmente por causa das condições de uso. Não existe uma regra nem um consenso. Alguns fabricantes recomendam uma verificação detalhada e/ou troca com 40 mil ou 50 mil quilômetros. Porém, como média, o número é de 60 mil quilômetros”, esclarece.

Vícios de direção acabam com a embreagem

De acordo com o consultor automotivo, a maneira como dirigimos está diretamente ligada ao desgaste da embreagem. “Existem também os problemas causados pelos vícios de alguns motoristas. Por exemplo, não é necessário ‘descansar’ o pé em cima do pedal da embreagem. Além de não ser necessário, não é certo. O pé esquerdo, quando não estiver em uso, deve ficar apoiado no chão. Inclusive, a maioria dos veículos possui um acabamento no assoalho específico para essa finalidade e que pode ser chamado de ‘quarto pedal’. Mesmo que o pé esquerdo fique em cima do pedal da embreagem sem fazer pressão, o conjunto sofre desgaste e ‘sente’ a pressão desnecessária. Essa prática é prejudicial e reduz, e muito, a vida útil do conjunto. Outro problema é a ‘queima’ do sistema, ou seja, a dosagem errada entre tirar o pé esquerdo do pedal de embreagem e pressionar o acelerador com o pé direito. Os motoristas devem evitar segurar o carro em ladeiras usando a embreagem. Para isso, existe o freio. Ou, para alguns, o freio de mão. É recomendável também trocar as marchas e usar os pedais com suavidade e evitando trancos. Também é desnecessário sair sempre com o motor do carro em giro alto”, orienta.

Embreagem com problema compromete outros componentes

Publicidade

De acordo com o consultor, se o motorista não fizer a manutenção e nem a utilização correta da embreagem, sistemas mecânicos diversos podem ser afetados. “Se a manutenção da própria embreagem for negligenciada, peças do próprio conjunto, que poderiam ser mantidas, deverão ser trocadas. A caixa de câmbio e o volante do motor também podem ser danificados”, avisa.

Sinais de desgaste

Publicidade

Segundo o consultor, o motorista deve prestar atenção no curso do pedal da embreagem. “O curso pode ficar mais curto ou mais longo do que o usual. Se o motorista soltar o pedal um pouco e o carro já começar a andar ou, ainda, se o carro começar a andar depois de boa parte do pedal ser aliviada (curso longo), pode ser um grande indício de problemas. Pedal com acionamento mais rígido do que o normal, trepidações, patinações e ruídos na caixa de câmbio também são sinais muito comuns de problemas no conjunto da embreagem. Se escutar um barulho de engrenagens arranhando após a troca de marchas, é necessário pedir a vistoria de um mecânico. Fumaça e cheiro forte são indicativos extremos de que você pode estar forçando muito o sistema. Ou até mesmo, ter quebrado o conjunto. Isso tudo pode ocorrer quando dizemos que o motorista ‘queimou’ a embreagem. Ou seja, houve um atrito excessivo entre o disco de embreagem e o volante do motor. É quando, por exemplo, você eleva muito o giro do motor antes de tirar o pé da embreagem para fazer o carro andar. É comum alguns motoristas fazerem esse procedimento quando o carro está parado numa ladeira”, explica o consultor.

Dica valiosa

Publicidade

O consultor Olivio Netto dá uma dica importante ao estacionar o carro: “Use somente o freio de mão e deixe o câmbio em ponto morto, porque caso outro carro esbarre no seu, no momento de estacionar, a caixa de câmbio e o sistema de embreagem, por exemplo, não serão forçados”.

Agora que você já sabe como prolongar a vida da embreagem, clique aqui, acesse o Autoline e faça a busca do seu próximo carro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.