Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Acordo para liberar insumos da China foi feito por SP, diz Doria

Gestão paulista declara em nota que negocia liberação desde maio de 2020 e que o governo federal não tem relação com o feito

São Paulo|Do R7

Dose de CoronaVac
Dose de CoronaVac Dose de CoronaVac

Após o governo federal anunciar a liberação, pela China, dos insumos para a produção de CoronaVac no Brasil, nesta segunda-feira (25), o governo do estado de São Paulo afirmou em nota, que toda a negociação foi realizada pelo Instituto Butantan e pela gestão paulista desde maio do ano passado.

Leia também

O texto destaca, em letras garrafais que o governo federal não teve participação na liberação de insumos chineses para a vacina. "Não é verdade o que disse o Presidente Bolsonaro em redes sociais, de que a importação de insumos da China foi uma realização do Governo Federal", diz a nota. Foram liberados 5.400 litros de insumos.

"Esta negociação é continua e nunca foi interrompida, mesmo quando o Governo Federal através do presidente da República anunciou publicamente em mais de uma ocasião, que não iria adquirir a vacina por causa de sua origem chinesa. Neste período, um total de 4 lotes de vacinas e insumos foram recebidas pelo Governo de SP sem nenhuma participação do governo Bolsonaro", afirma o governo paulista.

O Instituto Butantan informou que os insumos não estão no aeroporto informado pelo presidente, mas nas instalações da Sinovac, em Pequim. 

Na terça-feira (26), às 10h30, o governador João Doria se re[une com o embaixador chinês Yang Wanming no Palácio dos Bandeirantes e, em seguida, concede entrevista coletiva para detalhar a logística de importação dos insumos para o Brasil, prevista para ocorrer ainda nesta semana.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.