Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Acordo que garante sacolinhas de graça no supermercado acaba hoje

A partir deste sábado, os estabelecimentos poderão voltar a cobrar pela sacola

São Paulo|Do R7, com Estadão Conteúdo

Proibição de sacolinhas e cobrança por produto geraram polêmica
Proibição de sacolinhas e cobrança por produto geraram polêmica Proibição de sacolinhas e cobrança por produto geraram polêmica

Hoje é o último dia para que os supermercados entreguem, gratuitamente, duas sacolinhas para os consumidores em São Paulo. O acordo entre a Apas (Associação Paulista de Supermercados), e o Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) de São Paulo garantia o fornecimento das sacolas como forma alternativa para resolver as reclamações pela cobrança do produto, que chegaram a 500 casos em menos de uma semana.

No sábado (11), os estabelecimentos poderão voltar a cobrar pela sacola. Essa medida, porém, não é unanimidade entre os supermercados, uma vez que alguns já fornecem o produto sem custos.

Pelo acordo com o Procon, os mercados deveriam distribuir duas sacolas e cobrar preço de custo a partir da terceira unidade, com objetivo de, gradualmente, diminuir a quantidade de fornecimento do material plástico.

Uma campanha de conscientização sobre sustentabilidade era outro termo previsto entre as partes. Deve valer ainda por quatro meses a prática de preço promocional para sacolas reutilizáveis como forma de incentivar o uso desse novo meio de carregar mercadorias.

Publicidade

Leia mais notícias de São Paulo

Novas regras para sacolinha já estão em vigor em SP; veja o que muda

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.