Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Agentes de segurança da CPTM começam a usar câmeras nos uniformes

Gravação será acionada no momento em que for observado que uma situação pode sair do controle

São Paulo|Guilherme Fernandes, da Agência Record

As 160 câmeras serão utilizadas por agentes próprios da companhia
As 160 câmeras serão utilizadas por agentes próprios da companhia As 160 câmeras serão utilizadas por agentes próprios da companhia

Os agentes de segurança da CPTM passam a utilizar bodycams a partir desta sexta-feira (31). As câmeras são colocadas nos uniformes para filmagem e gravação de ocorrências que afetam a segurança dos passageiros e da companhia.

As 160 câmeras serão utilizadas por agentes próprios da companhia e ficarão ligadas durante todo o período de uso. A gravação será acionada a partir do momento em que for observado que uma situação pode sair do controle desses colaboradores.

Todos os agentes já passaram por treinamento prévio e estão aptos para utilizar o equipamento. "Esperamos um efeito civilizador dentro do sistema. Queremos que o uso da câmera pelos nossos agentes ajude a coibir práticas proibidas no sistema, como comércio ambulante, desacato e até outros crimes mais graves", afirma Iran Figueiredo Leão, gerente de segurança da CPTM.

De acordo com ele, as cinco linhas da companhia terão agentes munidos de câmeras. "Assim como imagens dos nossos trens e estações, as imagens ficarão à disposição da companhia e serão encaminhadas imediatamente à autoridade policial assim que solicitadas", explica o gerente.

Com a utilização das bodycams, a CPTM espera uma redução das abordagens e intervenções. A licitação para a compra das câmeras contemplou também a aquisição de 12 estações para o download de imagens. O contrato para a compra das câmeras foi fechado pelo valor de R$ 421 mil.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.