Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Anvisa monitora navios de cruzeiro após surtos de Covid-19

Embarcações MSC Splendida e Costa Diadema estão atracadas nos portos de Santos (SP) e Salvador (BA), respectivamente

São Paulo|Do R7

Agência pode aplicar quarentena ou até suspender atividades dos cruzeiros
Agência pode aplicar quarentena ou até suspender atividades dos cruzeiros Agência pode aplicar quarentena ou até suspender atividades dos cruzeiros

Dois navios de cruzeiro atracaram nos portos de Santos (SP) e Salvador (BA), entre quarta-feira (29) e esta quinta (30), após surtos de Covid-19. A Anvisa monitora as embarcações MSC Splendida e Costa Diadema devido ao número de casos registrados a bordo.

Em nota divulgada nesta quinta, a agência afirmou que adotará as medidas previstas vigentes, que incluem a necessidade de quarentena ou até a suspensão das atividades.

Nesta quarta, o MSC Splendida, com 4.000 pessoas a bordo, atracou no porto devido aos testes positivos para o novo coronavírus na embarcação. Seguindo uma recomendação de relatório investigativo de surtos a bordo, a empresa foi notificada na terça (28) a realizar novos testes, que identificaram 51 casos confirmados da doença entre os tripulantes, mais 27 passageiros e 54 contactantes, ou seja, pessoas que tiveram contato com os casos positivos do vírus.

Todas essas 132 pessoas tiveram de desembarcar do navio e serão monitoradas por CIEVs (Centros de Informações Estratégicas em Saúde). Não estão autorizados novos desembarques ou embarques, por enquanto, até que se finalize a análise dos dados epidemiológicos pelas autoridades responsáveis.

Publicidade

Já o Costa Diadema, onde há 1.320 tripulantes e 2.516 passageiros, atracou na manhã desta quinta. Nas últimas 24 horas, já foram identificados 68 casos do novo coronavírus — 56 entre tripulantes e 12 entre passageiros.

Até que seja encerrada a investigação do surto, o navio não poderá operar, e o embarque e o desembarque estão proibidos. Assim como no caso de Santos, a Anvisa também poderá aplicar a quarentena aos viajantes ou suspender as atividades.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.