Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após aumento de mortes no trânsito, CET muda discurso e diz que foi ano “atípico" 

Resultado positivo de 2013 havia sido atribuído às ações no trânsito promovidas pela prefeitura 

São Paulo|Caroline Apple, do R7

Número de mortes em acidentes na capital subiu 8,4% em 2014
Número de mortes em acidentes na capital subiu 8,4% em 2014 Número de mortes em acidentes na capital subiu 8,4% em 2014

A Prefeitura de São Paulo e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) mudaram o discurso dado no ano passado para explicar o aumentou das mortes no trânsito na capital em 2014. O relatório de acidentes de trânsito fatais foi apresentado pela companhia na última quinta-feira (30).

Quando, em 2013, o número de mortes no trânsito caiu 6% em relação ao ano anterior, passando de 1.231 para 1.152, a CET atribuiu a queda a uma série de ações no trânsito, como a redução da velocidade, programas de educação, intesificação da lei seca e faixas exlusivas de ônibus.

Porém, diante do aumento de 8,4% do número de mortes em 2014, o órgão mudou o discurso e disse que a queda de 2013 foi "atípica". No ano passado, 1.249 morreram no trânsito em São Paulo. O secretario municipal dos transportes chegou a declarar à imprensa que a culpa do aumento nas mortes seria, entre outros fatores, dos motoristas.

Para o consultor de engenharia urbana Luiz Célio Bottura, era esperado que a prefeitura minimizasse a própria culpa sobre o descontrole da violência no trânsito.

Publicidade

— Quando um acidente acontece a culpa é de uma série de pessoas, não só do motorista. Ele [motorista] é responsável pela condução do veículo, mas os órgãos públicos são responsáveis pela manutenção da via, pela fiscalização, pelos projetos viários, pela regulação dos semáfaros e outras atribuições que, se não feitas de forma correta, também são responsáveis pelas mortes no trânsito. É mais fácil passar a culpa para outra pessoa.

Outro dado do relatório de trânsito que chamou a atenção de Bottura foi o índice de acidentes apenas com feridos. O número de acidentes apenas com feridos caiu de 23.365, em 2013, para 21.704 no ano passado, uma queda de 7%.

Publicidade

— O índice de mortes no trânsito subir e o de acidentes com feridos cair vai de encontro a todas as estatísticas internacionais de trânsito. Não era para ser assim. Quando cai o número de acidentes deveria cair também o número de mortes, e não subir. A redução de velocidade vem para reduzir esses números e no mundo todo dá certo, menos aqui. Tudo que é copiado sem cultura e sem análise dá errado. Temos uma lei de trânsito excelente, mas não conseguimos aplica-la.

Apesar dos dados serem alarmantes, Bottura lembra que São Paulo ainda tem o melhor índice positivo de acidentes de trânsito em comparação a outros Estados brasileiros.

Publicidade

— Nossa frota é enorme e isso tem que ser considerado.

CET promete intensificar e ampliar fiscalização

A CET afirma que, por ter registrado uma acentuada queda no número de mortes em acidente de trânsito na cidade, o ano de 2013 foi considerado atípico, mas seguiu uma tendência de recuo nos óbitos, tendo como algumas das causas a fiscalização eletrônica e o Programa de Proteção ao Pedestre.

De acordo com a companhia, para manter a queda no registro de acidentes fatais, serão intensificadas as ações de agentes nas ruas, a ampliação da fiscalização feita através de equipamentos eletrônicos e a implantação da redução de velocidade, sobretudo nas vias em que a ocorrência de acidentes é maior. 

Ainda segundo o órgão, para coibir irregularidades no trânsito, provocadas por fatores comportamentais, a CET vai intensificar a fiscalização feita pelos agentes de trânsito fora dos grandes eixos viários. E, a partir de junho, será implantada a fiscalização aleatória, em que o agente da companhia irá fiscalizar de maneira alternada ruas e avenidas da cidade com o objetivo de aumentar a segurança viária e diminuir o risco de acidentes. 

Leia mais notícias no R7 São Paulo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.