Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Associação de PMs vai à Justiça contra 'Polícia Municipal' de Doria

Novo visual da guarda foi anunciada pelo prefeito no início do mês

São Paulo|Alvaro Magalhães, do R7

Doria apresenta nova viatura da GCM
Doria apresenta nova viatura da GCM Doria apresenta nova viatura da GCM

A Defenda PM (Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo em Defesa da Polícia Militar) entrou com ação no Tribunal de Justiça de São Paulo para que a Guarda Civil Metropolitana não use a inscrição “Polícia Municipal”.

O pedido foi feito à Vara da Fazenda Pública.

Procurada, a Prefeitura afirmou que "fará judicialmente, no prazo determinado, a defesa da adoção da expressão polícia municipal". 

No último dia 6, o prefeito João Doria apresentou o novo layout das viaturas da GCM (Guarda Civil Metropolitana), que têm a inscrição. Oficialmente o nome da Guarda não foi alterado.

Publicidade

Na época, a medida já havia gerado polêmica. O deputado estadual Coronel Camilo (PSD) chegou a gravar um vídeo em que critica a ação. "Eles não são policiais. A população vai pensar que tem um policial naquele carro, não tem. Tem um guarda-civil. Ele não está treinado para ser policial".

Questionada na ocasião, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana afirmou que “não haverá nenhuma atribuição nova à GCM além daquelas previstas em lei. A inclusão da expressão "policia municipal" nos uniformes e veículos da guarda é apenas para auxiliar o munícipe na identificação visual.”

Leia mais notícias de São Paulo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.