Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Caminhoneiro é vítima de sequestro após falso frete em SP

Vítima recebeu solicitação por aplicativo de entregas. PM prendeu suspeitos em flagrante enquanto mantinham homem no veículo

São Paulo|Letícia Assis e Laura Lourenço, da Agência Record

Ação criminosa ocorreu na rua Joaquim da Costa Miranda, na zona oeste de SP
Ação criminosa ocorreu na rua Joaquim da Costa Miranda, na zona oeste de SP Ação criminosa ocorreu na rua Joaquim da Costa Miranda, na zona oeste de SP

Um caminhoneiro foi vítima de tentativa de sequestro após uma falsa solicitação de frete no Parque Anhanguera, zona oeste de São Paulo, na noite desta segunda-feira (8). Dois suspeitos foram presos em flagrante.

O crime ocorreu na rua Joaquim da Costa Miranda. De acordo com informações do repórter Thiago Gardinali, da Record TV, a vítima recebeu um pedido para realizar o transporte de uma carga por meio de um famoso aplicativo de entregas utilizado pelos caminhoneiros.

Leia também

Na data e hora combinadas, o caminhoneiro compareceu ao endereço informado e, no local, foi recebido por um homem que pegou seus documentos e lhe pediu que fosse até a portaria da empresa que supostamente teria solicitado o frete. No meio de caminho, o motorista foi abordado por um segundo suspeito, que, armado, anunciou o sequestro e obrigou o homem a entrar em um veículo.

Segundo a vítima, o suspeito permaneceu com a arma apontada para sua barriga ordenando que colaborasse para não ser ferido.

Publicidade

A Polícia Militar recebeu a informação de que dois homens estavam parados em frente a uma carreta em atitude suspeita. Segundo a corporação, por ser uma região conhecida pelo comum abandono de carretas roubadas, os policiais se deslocaram até o endereço e, no local, encontraram um homem saindo de dentro do caminhão.

Os agentes fizeram a abordagem e, ao fundo, perceberam a ação de um segundo suspeito que estava fazendo uma vítima refém dentro de um Fiat Palio. Os policiais conseguiram prender os dois sequestradores em flagrante e liberar a vítima ilesa. Segundo o caminhoneiro, devido à rápida ação das equipes, nenhuma quantia chegou a ser levada de sua conta bancária.

Publicidade

O veículo utilizado pelos suspeitos foi identificado como produto de roubo e apreendido. Uma pistola utilizada pela dupla também foi recolhida para perícia.

A polícia acredita que os suspeitos também iriam levar o caminhão para um local de desmanche. A carreta não tinha nenhum item de valor.

Publicidade

Os dois detidos possuem antecedentes criminais por roubo e receptação. A Polícia Civil vai investigar outros envolvidos no grupo. O caso foi registrado no 33° Distrito Policial, da Vila Mangalot.

Em nota, a plataforma de negociação de fretes entre caminhoneiros informou que se solidariza com a vítima e está totalmente à disposição das autoridades para apoiar com o fornecimento de informações que possam ajudar. Além disso, afirmou que usa de tecnologias para a proteção dos usuários do aplicativo.

"A empresa afirma que desenvolveu um robô que avalia e classifica as cargas publicadas de acordo com seu nível de risco. Essa tecnologia, aliada aos esforços de prevenção à fraude, reduziu em 67% a incidência de fraudes no ano passado. Em 2021, fretes falsos representaram apenas 0,0011% de todas as cargas publicadas na FreteBras. Em 2021, a empresa investiu R$ 30 milhões em ações de segurança e, neste ano, o investimento será de R$ 48 milhões", escreveu.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.