Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cantareira fica estável; outros 4 sistemas de abastecimento caem

O manancial opera com duas cotas do volume morto e está com 19,6% de sua capacidade

São Paulo|Do R7

Situação do Sistema Cantareira ainda é crítico
Situação do Sistema Cantareira ainda é crítico Situação do Sistema Cantareira ainda é crítico

O Sistema Cantareira, que abastece 5,4 milhões de pessoas na capital e Grande São Paulo, ficou estável nesta segunda-feira (25). O manancial, que já opera com duas cotas do volume morto adicionadas no ano passado, está com 19,6% de sua capacidade — no domingo, havia registrado queda de 0,1 ponto porcentual após sete dias estável. É o que mostram os dados divulgados diariamente pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

O índice tradicionalmente divulgado pela Sabesp considera cotas de volume morto de 182,5 bilhões de litros de água e de 105 bilhões de litros, adicionadas no ano passado. Já de acordo com o segundo o cálculo negativo do sistema, o Cantareira permanece em - 9,7%.

No terceiro conceito, o manancial opera com 15,1% da capacidade, mesmo índice do dia anterior. Esse cálculo divide o volume armazenado no Cantareira pelo volume total (volume útil mais duas cotas de volume morto).

Leia mais notícias de São Paulo

Publicidade

Nem multa da água faz Grande São Paulo atingir meta

No período houve chuva de 0,2 mm sobre o Cantareira. A pluviometria acumulada no mês é de 45,6 mm, ante uma média histórica de 78,2 mm para maio.

Publicidade

Outros mananciais

Praticamente todos os outros reservatórios registraram queda no período. Só o Alto Cotia ficou estável em 68,2%. Rio Claro teve a maior queda porcentual - 0,2 ponto - e opera com 56,7% de sua capacidade. Alto Tietê (22,8%), Guarapiranga (81,4%) e Rio Grande (95%) tiveram diminuição de 0,1 ponto porcentual.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.