Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cantareira interrompe sequência de aumento no volume

O manancial ficou estável e registrou queda pela última vez no dia 26 de outubro

São Paulo|

Sequência positiva do Cantareira foi iniciada no dia 2 de novembro
Sequência positiva do Cantareira foi iniciada no dia 2 de novembro Sequência positiva do Cantareira foi iniciada no dia 2 de novembro (Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas)

Após uma semana só registrando aumento no volume armazenado de água, o Sistema Cantareira voltou a ficar estável nesta segunda-feira (9) de acordo com relatório da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Os outros cinco mananciais tiveram alta.

Ao longo da sequência positiva, iniciada no dia 2 de novembro, quando estava com 16%, o Cantareira ganhou 1,1 ponto porcentual. Responsável por abastecer 5,2 milhões de pessoas, o manancial registrou queda pela última vez no dia 26 de outubro. Na ocasião, o nível do sistema desceu 0,1 ponto, de 15,7% para 15,6%. Sobre a região, a pluviometria do dia foi de três milímetros. Até o momento, o valor acumulado é de 72,5 mm — quase metade do volume esperado para o mês inteiro. A média histórica é de 160,4 mm.

Outros mananciais

O Guarapiranga, atual responsável por abastecer o maior número de clientes da Sabesp (5,8 milhões), subiu 0,6 ponto porcentual — o oitavo aumento consecutivo. O manancial está com 85,3% do volume de água represada, ante 84,7% no dia anterior.

Publicidade

Atravessando crise severa, o Alto Tietê também subiu pelo oitavo dia, após pluviometria de 7,7 mm. O sistema está com 15,2% — 0,1 ponto mais do que no dia anterior, quando o índice era de 15,1%. Esse cálculo leva em conta um volume morto, acrescentado no ano passado.

O Rio Grande registrou aumento de 0,5 ponto porcentual. A alta fez o nível do manancial saltar de 90,9% para 91,4%. Por sua vez, o Alto Cotia subiu 0,4 ponto porcentual, passando de 69,1% para 69,5%. Já o Rio Claro ganhou 0,3 ponto e opera com 58,3%.

R7 Play: assista à Record onde e quando quiser

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.