Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

CET muda rota de ciclovia e beneficia familiares de secretário de Transportes

Imóveis ficaram com frente liberada para carros; prefeitura nega ter atendido a interesses 

São Paulo|Do R7

Escritório de contabilidade funciona em imóvel beneficiado
Escritório de contabilidade funciona em imóvel beneficiado Escritório de contabilidade funciona em imóvel beneficiado

Familiares do secretário municipal de Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, foram beneficiados com a mudança na rota de uma ciclovia na zona sul da cidade, de acordo com o jornal Folha de S.Paulo. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) teria abandonado o projeto de uma ciclovia em linha reta por outra com desvios, dois quarteirões abaixo, na rua Alexandre Dumas, no bairro Santo Amaro.

Com a mudança, cinco imóveis de sobrinhos e irmãos do secretário teriam ficado com a frente liberada para estacionamento de carros. Nos imóveis funcionam um bar, uma empresa de serviços administrativos, dois escritórios de contabilidade e um de certificação digital. Tatto acumula o cargo de presidente da CET, órgão responsável pela implantação das ciclovias.

Ainda de acordo coma Folha, o projeto original, elaborado pela empresa TC Urbes, previa uma ciclovia de 2 km. Já a nova rota ganhou 400 metros a mais, além de quatro curvas e quatro travessias, que obrigam o ciclista a um zigue-zague entre carros.

O fundador da TC Urbes, Ricardo Corrêa, afirmou ao jornal ter demorado anos para projetar 123 km de ciclovias em Santo Amaro e parte do projeto teria sido descartado pela prefeitura. Para ele, a ciclovia da rua Alexandre Dumas é um erro.

Publicidade

— Tem desperdício de dinheiro, para asfaltar a rua, e de energia do ciclista, que pedala mais.

Procurada, a prefeitura disse repudiar "qualquer insinuação" de que a rota da ciclovia implantada na zona sul de São Paulo "atenda interesses privados ou familiares de qualquer autoridade".

Publicidade

O trajeto demarcado pela CET em 2014, diz a gestão, levou em consideração principalmente "a conexão com outros meios de transporte".

A prefeitura diz ainda que a rede cicloviária foi apresentada publicamente em reuniões do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito e do Conselho do Fundo Especial do Meio Ambiente e que todas "tiveram a participação de membros do governo municipal e sociedade civil".

Publicidade

Leia mais notícias sobre R7 São Paulo

Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.