Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Crianças seguem recebendo 1ª dose da vacina contra a Covid hoje em SP

Público prioritário é quem tem entre 5 e 11 anos e possui alguma comorbidade; Pfizer e CoronaVac são as únicas autorizadas

São Paulo|Do R7

Pfizer e CoronaVac são as únicas vacinas autorizadas pela Anvisa para imunizar crianças
Pfizer e CoronaVac são as únicas vacinas autorizadas pela Anvisa para imunizar crianças Pfizer e CoronaVac são as únicas vacinas autorizadas pela Anvisa para imunizar crianças

A cidade de São Paulo segue aplicando, nesta sexta-feira (28), a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência permanente (física, sensorial ou intelectual) e indígenas aldeadas. Os pais terão de apresentar atestado médico, receita ou exame que comprovem a condição dos pequenos.

Leia também

O esquema vacinal deste público prevê duas doses, que podem ser da vacina da Pfizer ou CoronaVac, os únicos imunizantes autorizados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para vacinar menores de 18 anos. Crianças de 5 a 11 anos imunocomprometidas devem ser imunizadas exclusivamente com a vacina Pfizer pediátrica.

A prefeitura de São Paulo seguiu a recomendação do Instituto Butantan e ampliou de 14 para 28 dias o intervalo entre a primeira e a segunda dose da CoronaVac. Já o intervalo entre doses da Pfizer é de 56 dias, ou oito semanas.

A capital realiza, paralelamente, a vacinação de crianças sem comorbidades com o uso de doses que sobram no fim do dia em frascos abertos — a chamada "xepa da vacina". Pais de crianças de 5 a 11 anos sem comorbidades podem cadastrar os filhos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de referência no bairro para que eles recebam as doses remanescentes da Pfizer pediátrica contra a Covid-19.

Publicidade

De acordo com o Ministério da Saúde, será necessária a autorização dos pais para a imunização desse público ou a presença de um deles no momento da aplicação. No caso da presença de um dos responsáveis no ato da imunização, haverá dispensa do termo por escrito.

Segundo a Anvisa, por precaução, a dose para crianças não deve ser administrada ao mesmo tempo que outras vacinas do calendário infantil. A agência recomenda um intervalo de 15 dias para a aplicação de outro imunizante.

Publicidade

A capital paulista também aplica a terceira dose em adultos que completaram o esquema vacinal há pelo menos quatro meses. E os vacinados com a Janssen recebem uma dose adicional.

O reforço nesse público é dado com intervalo mínimo de dois meses. Na falta do imunizante da Janssen, a pessoa pode receber a dose adicional da Pfizer. A cidade mantém a imunização com a primeira e a segunda doses para os maiores de 18 anos e os adolescentes de 12 a 17 anos.

Publicidade

Postos de vacinação

As vacinas são oferecidas das 8h às 17h nos megapostos, drive-thrus e farmácias parceiras e das 7h às 19h em UBSs e AMAs/UBSs Integradas.

Filômetro e pré-cadastro

O site De Olho na Fila ajuda a evitar aglomerações ao exibir a movimentação de pessoas nas unidades. A ferramenta também informa quais vacinas estão disponíveis para a aplicação da segunda dose.

Além disso, fazer o preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já agiliza o atendimento no posto de vacinação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.