Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Detentos fazem rebelião em presídio de Itaí, interior paulista

O presídio tem capacidade para 792 detentos, mas cerca de 1.300 presos estão no local

São Paulo|

Celas foram destruídas e cerca de 1.300 detentos fizeram uma rebelião na tarde desta segunda-feira (13), na Penitenciária de Itaí, na região de Avaré, interior de São Paulo. O presídio tem capacidade para 792 detentos e é especializado em aprisionar presos estrangeiros — a maioria detida por tráfico de drogas.

Segundo o advogado de alguns desses detentos, a rebelião começou por volta das 12h e foi motivada por dois fatores principais: maus-tratos que teriam sido cometidos por funcionários do governo de São Paulo e lentidão da Justiça para movimentar os processos dos presos.

Ainda de acordo com o advogado, a Vara de Execuções Penais de Avaré, responsável por analisar os pedidos de Itaí, não movimentou os requerimentos de saída temporária de Natal dos detidos, e nenhum deles teria saído nas festas de 2013.

Leia mais notícias de São Paulo

Publicidade

Já a SAP (Secretaria de Estado da Administração Penitenciária) afirmou que o motim começou depois de uma tentativa de fuga ser frustrada por agentes penitenciários. "Ao serem impedidos [de fugir], os internos promoveram depredação da unidade, que foi contida pelo Grupo de Intervenção Rápida, com apoio da Polícia Militar. A ordem foi restabelecida e não houve reféns nem feridos", disse a SAP, em nota. O horário exato em que o tumulto foi contido não foi divulgado.

Assine o R7 Torpedo, receba notícias no seu celular e concorra a até R$ 50 mil

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.