Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Interior de SP enfrenta falta de água e racionamento

Escassez de chuva compromete abastecimento de cidades como Campinas, Valinhos e Vinhedo

São Paulo|Do R7, com São Paulo no Ar

Santa Rita do Passa Quatro já tem racionamento
Santa Rita do Passa Quatro já tem racionamento Santa Rita do Passa Quatro já tem racionamento

A escassez de água não é uma exclusividade da capital paulista. Não chove há mais de um mês em Santa Rita do Passa Quatro, na região de Ribeirão Preto. O operador de bombas está preocupado com a situação da represa de onde sai parte da água que abastece os moradores.

A situação está tão crítica que a prefeitura lançou uma campanha contra o desperdício de água, e decidiu racionar o abastecimento em determinados horários, entre as 13h e as 16h, e entre as 22h e 5h30.

O aviso já está no site da prefeitura de Santa Rita. O lava-jato foi desativado em um posto de combustível para ajudar na economia.

Em Campinas, o racionamento está previsto para começar quando a vazão do rio Atibaia ficar abaixo dos 4 m³/s. Um risco iminente, já que hoje a vazão é de 5,2 m³/s.

Publicidade

Leia mais notícias de São Paulo

A cidade de Valinhos foi a primeira a adotar medidas para economizar água. O rodízio foi implantado na cidade em fevereiro. Agora, a vizinha Vinhedo vem regulando o consumo dos moradores.

Por causa das poucas chuvas, a situação deverá ficar ainda mais crítica. As consequências vão além do racionamento e da distribuição de água. Sem água, a indústria não tem como produzir e, com isso, começam a faltar produtos nas prateleiras dos supermercados.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.