São Paulo

13/12/2012 às 01h20 (Atualizado em 13/12/2012 às 01h20)

Marquito se inspira no ex-presidente Jânio Quadros para iniciar carreira política

Humorista assume no dia 2 de janeiro o cargo de vereador de São Paulo

Vanessa Beltrão, do R7

Marquito teve mais de 22 mil votos Vanessa Beltrão/do R7

As piadas do humorista Marquito darão lugar aos discursos, assim como as inúmeras fantasias se transformarão em roupas mais formais em sua nova carreira como vereador de São Paulo. Para esta nova etapa, ele disse em entrevista ao R7 que se inspirou em Jânio Quadros, político popular que foi eleito presidente do Brasil na década de 60 pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro).

— Li a história dele. Ele colocava barba, peruca e ia aos postos de saúde, no hospital para ver o que estava acontecendo. Ninguém sabia que era o Jânio.

Leia mais notícias de São Paulo

O modo do ex-presidente ter usado disfarce para fiscalizar é o que agrada Marquito, que assim como Jânio também era do PTB. Além da inspiração, o humorista também já está com a equipe montada para assumir o cargo de vereador.

— Mexer com o dinheiro público. Então a gente tem que se preparar bem e eu estou bem preparado.

Líder do PTB aconselha Marquito a conciliar humor e atividade parlamentar

Ele avisa que assumirá o nome “Marquito Vereador”, ao invés do seu nome próprio, Marco Antonio, mas apenas para facilitar o reconhecimento do público. Falando de si mesmo na terceira pessoa, o humorista diz que vai separar as duas atividades.

— Na televisão é um palhaço, mas na câmara não vai ser. Trabalhar, fiscalizar o prefeito, ir nas periferias e ver o que o povo precisa. No começo do ano, já vou começar a visitar todos os bairros porque é aonde tive meus votos.

Ainda segundo Marquito, apenas 11 pessoas trabalharam na sua campanha e ele apareceu seis vezes na televisão. Apesar da equipe reduzida, ele teve mais de 22 mil votos e se tornou suplente do vereador Celso Jatene (PTB).

No último dia 5, Jatene foi convocado pelo prefeito eleito Fernando Haddad para a Secretaria de Esportes. Marquito, como primeiro suplente, assume sua vaga na Câmara.

Para ele, “o povo está cansado de votar no mesmo e ninguém fazer nada”. Sobre o também humorista e agora deputado federal, Tiririca, Marquito se diz fã do artista e político:

— O Tiririca foi o espelho em termos de mudança.

O novo vereador não descarta ainda a possibilidade de assumir outras posições políticas:

— Primeiro vereador, trabalhar e fazer um bom trabalho em quatro anos para depois pensar em deputado e senador.

Marquito assume no dia 2 de janeiro de 2013 o cargo de vereador na Câmara Municipal de São Paulo. Com 52 anos, ele é casado e tem 3 filhos e 3 netos.

Leia mais notícias na nova home do R7

  • Espalhe por aí:

Veja também

Todas as notícias
Publicidade
Compartilhe
X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!