Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Moradores de Campo Limpo Paulista apagam incêndio em condomínio com as próprias mãos

Município localizado a cerca de 50 km de SP não tem Corpo de Bombeiros

São Paulo|Caroline Apple, do R7

Incêndio em condomínio em Campo Limpo Paulista, interior de SP
Incêndio em condomínio em Campo Limpo Paulista, interior de SP Incêndio em condomínio em Campo Limpo Paulista, interior de SP

Com hidrantes, baldes, força de vontade e determinação os moradores do condomínio de chácaras Champs Privets Residence Golf Club, em Campo Limpo Paulista, interior de São Paulo, salvaram mais de 20 casas de um incêndio de grandes proporções, sem a ajuda dos bombeiros. De acordo com moradores, o fogo teve início na quinta-feira (16) e só acabou totalmente com a chuva de domingo (19). Durante 24 horas, foi feito um mutirão para desviar as chamas das residências.

A enfermeira Jaqueline Correia Gaspar, de 37 anos, é uma das moradoras que fez parte do grupo reunido para apagar o fogo. Jaqueline conta que os bombeiros foram acionados diversas vezes, mas não atenderam às ligações.

— Em uma das chamadas, o atendente chegou a dizer que tinha mais fogo do que bombeiro disponível. Nossa cidade não tem Corpo de Bombeiros. A brigada mais próxima fica em Jundiaí, a quase 30 km daqui.

De acordo com a enfermeira, um caminhão dos bombeiros apareceu na sexta-feira. No entanto, os moradores já tinham passado o dia e a madrugada apagando o fogo que chegava perto das casas.

Publicidade

— Os bombeiros chegaram mais de 24 horas depois que o fogo começou. Entraram no meio do mato e tentaram amenizar alguns focos do incêncido que ainda estavam na mata. Disseram que não tinham vindo antes porque só tem um caminhão funcionando para atender toda região e o outro carro está em manutenção. As casas não pegaram fogo por causa do nosso esforço, mas as áreas de lazer, como churrasqueiras, não existem mais em alguns terrenos.

Incêndio atinge Parque Estadual da Cantareira

Publicidade

Em cinco dias, Corpo de Bombeiros atende mais de 1.000 casos de incêndio em vegetação em SP

Moradores desviaram o fogo das casas sem o auxílio dos bombeiros
Moradores desviaram o fogo das casas sem o auxílio dos bombeiros Moradores desviaram o fogo das casas sem o auxílio dos bombeiros

Ajuda de empresas

Publicidade

Jaqueline conta que empresas privadas ajudaram os moradores a desviarem o fogo com carros de brigada de incêndio particular.

— Se não fosse essa ajuda não teríamos mais casa hoje. É um absurdo não ter bombeiro para atender a um incêndio daquele tamanho.

Moradores acreditam que o fogo se alastrou por uma área de 1 milhão de metros quadrado.

Procurados pela reportagem na quinta-feira (23), o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo não respondeu aos questionamentos enviados.

Leia mais notícias de São Paulo

Corpo de Bombeiros têm dificuldade para controlar incêndio no parque da Cantareira:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.