Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Peça de teatro inspirada na obra dos Racionais MC's reestreia a amanhã em São Paulo

"Farinha com Açúcar" terá três apresentações gratuitas na zona Leste da capital

São Paulo|Juca Guimarães e Giorgia Cavacchioli, para o R7

Peça "Farinha com Açúcar" foi inspirada na obra dos Racionais
Peça "Farinha com Açúcar" foi inspirada na obra dos Racionais Peça "Farinha com Açúcar" foi inspirada na obra dos Racionais

A peça "Farinha com Açúcar ou Sobre a Sustança de Meninos e Homens", do Coletivo Negro, reestreia neste final de semana no teatro Flávio Império, com três apresentações gratuitas.

O texto de Jé Oliveira, que também assina a direção do espetáculo, é inspirado nas letras do grupo de rap Racionais MC's. De acordo com o dramaturgo, a peça é um tributo ao trabalho do grupo de rap mais importante do país e também um panorama sobre o homem negro e periférico.

"Os Racionais MC's não estão literalmente na peça, não há uma citação direta, mas as cenas foram escritas a partir do resultado de uma pesquisa com homens negros da periferia que falaram sobre a construção da sua negritude. A consciência da questão racial. Para a maioria deles, isso veio atravez da música dos Racionais", disse Jé Oliveira.

O Coletivo Negro contou a participação mais que especial do DJ KL Jay como convidado especial. "Na peça ele atuou como ator. O DJ, como personagem, tem uma função muito importante no enredo", disse Jé Oliveira. 

Publicidade

Em um ano, Jé Oliveira entrevistou doze homens negros de diversas idades e ocupações, com a intenção de verificar alguma unidade nas trajetórias e buscar inspiração para a construção de uma narrativa sobre suas experiências.Os "inspiradores-informantes" foram: Akins Kintê, poeta e diretor de cinema; Allan da Rosa, professor e artista; Aloysio Letra, artista; Fernando Alabê, músico; João Nascimento , percussionista; Kl Jay, DJ; Melvin Santhana, músico; Renato Ihu, produtor e pesquisador; Salloma Salomão,artista e intelectual; Seu Luís Livreiro, vendedor de livros; Will Oliveira, modelo e Zinho Trindade, poeta.

Na sexta e no sábado, a peça começa às 20h; no domingo às 19h. O teatro municipal Flávio Império fica na rua professor Alves Pedroso, 600, no Cangaíba. Nas apresentações deste final de semana, o personagem-DJ será intepretado pelo DJ Tano, do icônico grupo de rap Záfrica Brasil.

Publicidade

A peça Farinha com Açúcar ou Sobre a Sustança de Meninos e Homens rendeu a Jé Oliveira a contemplação no 6ºPrêmio Questão de Crítica, a pesquisa e criação do espetáculo foi contemplada na XXV Edição da Lei de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo e realizou a estreia e consequente temporada no Sesc Pompéia no dia 15 de março de 2016.

Jé Oliveira escreveu e dirigiu "Farinha com Açúcar
Jé Oliveira escreveu e dirigiu "Farinha com Açúcar Jé Oliveira escreveu e dirigiu "Farinha com Açúcar

Confira a ficha-técnica do espetáculo:

Publicidade

Idealização, Atuação, Direção Geral e Dramaturgia | Jé Oliveira Banda | Cássio Martins (baixo), Dj Kl Jay – Racionais MC`s (DJ convidado), Dj Tano – Záfrica Brasil (DJ residente), Fernando Alabê (Percussão e Bateria) Mauá Martins (Pianos e MPC), Melvin Santhana (Guitarras, Violão e Voz) Direção Musical | Fernando Alabê e Jé Oliveira Arranjos e Paisagens Sonoras | Fernando Alabê, Jé Oliveira, Mauá Martins e Melvin Santhana Cenografia e Objetos | Júlio Dojcsar – CasadaLapa Figurino | Éder Lopes Light Design | Camilo Bonfanti, Assistente: Danielle Meireles Seleção de Citações dos Racionais Mc’s para Scratch | Jé Oliveira Voz “Antiga” em off | Dona Gilda Arte Gráfica | Murilo Thaveira – CasadaLapa Fotos | André Murrer Assessoria de Imprensa | Elcio Silva

Produção Geral | Jé Oliveira Produção Executiva | Ana Flávia Rodrigues e Coletivo Negro

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.