Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Petrobras informa que cerca de 3.500 litros de óleo vazaram em São Sebastião

Companhia vai avaliar as circunstâncias do acidente e deve recorrer da multa de R$ 10 milhões

São Paulo|Do R7, com Agência Brasil

Produto chegou ao mar pelo canal de São Sebastião
Produto chegou ao mar pelo canal de São Sebastião Produto chegou ao mar pelo canal de São Sebastião (REGINALDO PUPO/ESTADÃO CONTEÚDO)

A Transpetro informa que, após análise de relatórios da ocorrência, constatou que o volume de combustível marítimo que vazou de uma linha no píer do Tebar (Terminal Aquaviário Almirante Barroso), em São Sebastião, litoral norte de São Paulo na última sexta-feira (5), foi de 3,5 m3. Pelas contas da empresa, o vazamento na cidade de São Sebastião corresponde a 22 barris de óleo, sendo que cada um tem, em média, capacidade de 160 litros.

Segundo Cetesb, o vazamento do final de semana ocorreu durante o abastecimento de um navio e contaminou 11 praias de dois municípios litorâneos, São Sebastião e Caraguatatuba. 

As causas e a origem do vazamento de óleo serão conhecidas na próxima sexta-feira (12), segundo informou a presidente da estatal, Graça Foster.

— Vamos procurar saber porque vazou, para que não se repita.

Publicidade

Leia mais notícias de São Paulo

Técnicos da Petrobras continuam limpeza de praias no litoral norte de SP após vazamento de óleo

Publicidade

Graça informou que a companhia criou uma comissão para avaliar as circunstâncias do acidente e antecipou que vai recorrer da multa de R$ 10 milhões, aplicada pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Ainda de acordo com a estatal, no final da tarde de segunda-feira (8), os trabalhos de contenção e remoção de resíduos da área atingida pelo combustível foram concluídos e houve a desmobilização dos recursos de contingência na região do pier e das praias. A decisão foi adotada, em acordo com a Cetesb, após sobrevoos, nos quais foram constatado que os trabalhos de limpeza foram bem sucedidos.

A Transpetro declara que as equipes seguem atuando nas inspeções constantes e no recolhimento de amostras em toda a orla de São Sebastião e Caraguatatuba, conforme prevê o Plano de Ação de Monitoramento, acordado com o órgão ambiental.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.