Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PM de SP ironiza manifestantes e compara black blocs a presos rebelados

Corporação usou o Facebook durante protesto para mostrar imagens de depredações

São Paulo|Do R7

Para a Polícia Militar de São Paulo, não há diferença entre presos integrantes de facções criminosas e membros do black bloc – mascarados que promovem depredações em protestos. Ao menos é o que mostra uma imagem publicada no Facebook da corporação na última sexta-feira (9), dia em que mais de 5.000 pessoas foram às ruas da capital em um protesto do MPL (Movimento Passe Livre) contra o aumento das tarifas do transporte público. O ato acabou em depredações e com 51 detidos.

Em duas fotos aparecem presos rebelados com o rosto coberto em cima do muro de um presídio e black blocs. A frase: “Qual a diferença? Vandalismo é crime!” completa a montagem. Nos comentários, internautas alimentam o debate. “Por que não mata?”, questiona um homem. “Borracha neles”, sugere outro.

Outros posts da corporação foram recheados de sarcasmo. As imagens de pessoas pichando um tapume de uma obra e de lixo pegando fogo na rua a PM descreveu como “manifestação pacífica”. Um vídeo que mostra pessoas jogando pedra em uma agência bancária foi descrito como “mais um pouco da atuação dos ‘JOVENS’”.

O ato envolveu mais de 800 policiais militares, a Cavalaria, Tropa de Choque e o helicóptero Águia. A PM usou bombas de gás lacrimogêneo, spray de pimenta e balas de borracha para dispersar o grupo, na rua da Consolação e, posteriormente, em toda a região da avenida Paulista. A corporação diz que foi obrigada a agir depois que mascarados começaram a jogar pedras nos policiais. O tumulto começou após detenções.

Publicidade

Esse foi o primeiro ato organizado pelo MPL após o aumento das tarifas do transporte público em São Paulo. Na próxima sexta-feira (16), foi convocada outra manifestação, que vai começar na praça do Ciclista, na avenida Paulista.

"É horrível. Queria estar em casa jantando", diz policial durante manifestação em São Paulo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.