Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rio Piracicaba registra a menor vazão em 30 anos

Escassez de água causa morte de peixes; em fevereiro, 20 toneladas apareceram boiando

São Paulo|

A seca fez o rio Piracicaba atingir sua menor vazão em 30 anos para setembro, com redução de 82%. Neste mês a média é de 62,88 mil litros por segundo, contra 9,45 mil litros — quantidade apontada na manhã de terça-feira (16), durante a medição realizada pelo DAEE (Departamento de Água e Esgoto) de Piracicaba, no interior de São Paulo.

O rio foi avaliado no trecho em que cruza a área urbana da cidade, próximo ao centro. A profundidade no local estava abaixo dos 80 centímetros, quase metade do esperado para esta época, quando o rio costuma ter pelo menos um metro e meio de profundidade. Com a seca, o cenário de água deu lugar a muitas pedras e vegetação.

Em fevereiro, 20 toneladas de peixes mortos se acumularam às margens do rio Piracicaba, na área urbana de Piracicaba
Em fevereiro, 20 toneladas de peixes mortos se acumularam às margens do rio Piracicaba, na área urbana de Piracicaba Em fevereiro, 20 toneladas de peixes mortos se acumularam às margens do rio Piracicaba, na área urbana de Piracicaba

A escassez de água tem causado a morte de peixes, como em fevereiro, quando 20 toneladas apareceram boiando. Depois disso, outros casos foram registrados, mas em menor quantidade, o mais recente no mês passado. A Cetesb (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) tem indicado como causa das mortes a falta de oxigênio na água do rio, cada vez mais raso.

Para mudar esse cenário, especialistas dizem ser preciso algumas medidas, como o combate à sujeira da água, somado à volta da chuva. O rio hoje está com nível de poluição mais de cinco vezes acima do aceitável, por outro lado, a meteorologia prevê que talvez volte a chover na região ainda nesta semana, entretanto, o índice pluviométrico não deve ser muito alto.

Publicidade

Após faltar à reunião, presidente da Sabesp é intimada a depor em CPI

Sabesp solicita mais água do volume morto

Publicidade

Limpeza

Nesta semana, um grupo de voluntários percorreu as margens do rio Piracicaba recolhendo a sujeira. Isso se fez necessário porque com o baixo nível muito lixo começou a aparecer chamando a atenção de moradores e representando risco para a proliferação de doenças.

É autorizada o uso da segunda cota do volume morto do Sistema Cantareira:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.