Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

São Paulo dos protestos: ruas da cidade se tornam palco das mais diferentes lutas populares

Conheça os principais grupos que fazem manifestações na cidade e o que eles querem

São Paulo|Fernando Mellis, do R7

Um perfil da cidade de São Paulo não pode ser completo sem passar pela efervescência dos movimentos sociais que atuam dentro dela. Essa é, ao mesmo tempo, uma antiga característica da capital e uma das mais contemporâneas.

Há 31 anos, cerca de 200 mil pessoas se reuniam na praça da Sé para o primeiro comício das Diretas Já, momento marcante da história recente do País. Algumas décadas depois, foi também em São Paulo que começou uma onda de manifestações contra o aumento das tarifas do transporte público que se espalhou pelo Brasil e estremeceu o centro do poder.

De lá para cá, a metrópole tem manifestações quase todos os dias, em todos os cantos, que abrangem as mais diferentes contestações e demandas. Em uma cidade onde o trânsito já é caótico, fechar importantes avenidas virou uma forma de ganhar visibilidade.

Em São Paulo, no mesmo dia em que há uma manifestação na periferia contra a falta de água, há outra no centro pedindo a paz no Oriente Médio. Uma capital democrática, onde as ruas se tornaram um púlpito para que todos que desejam expressar algo tenham seu espaço.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.