Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

SP terá velocidade reduzida em 180 km de vias

Centro da capital foi a primeira região em que a CET começou a adotar a chamada "Área 40"

São Paulo|

Área 40 foi implantada na avenida Aratas, em Moema, zona sul
Área 40 foi implantada na avenida Aratas, em Moema, zona sul Área 40 foi implantada na avenida Aratas, em Moema, zona sul

A cidade de São Paulo deve ter, até o fim do ano que vem, 180 km de ruas e avenidas com velocidade máxima de 40 km/h, segundo Tadeu Leite, diretor de Planejamento da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). A partir de segunda-feira (15), a prefeitura vai implementar a redução em mais ruas da região central de São Paulo.

O centro da capital foi a primeira região em que a CET começou a adotar a chamada "Área 40", em outubro de 2013. A velocidade foi reduzida na rótula central, delimitada pelas avenidas Mercúrio e Ipiranga. De acordo com Leite, após a implementação em caráter de teste nesse trecho, juntamente com outras medidas de proteção ao pedestre, as mortes por atropelamento entre 2012 e o ano passado caíram 5% — de 540 para 513 vítimas.

Na segunda-feira, trechos das avenidas Cásper Líbero, Rio Branco, São João, Ipiranga, 9 de Julho, Brigadeiro Luís Antônio e Liberdade e Rua da Consolação, vias que "abraçam" a rótula central, terão a velocidade reduzida pela CET de 60 km/h para 40 km/h, conforme explica Leite.

— A redução tem a ver com ciclovia e com pedestre. A medida também surge onde estão as altas concentrações, com movimento muito forte de pessoas e veículos.

Publicidade

Leia mais notícias de São Paulo

Limite de velocidade cairá para 70km/h nas marginais

Publicidade

Ainda em 2014, outras regiões da capital serão incluídas na "Área 40". A prioridade, de acordo com Leite, serão os miolos de bairros movimentados.

— A exemplo do centro, serão regiões onde há muita procura por comércio, serviço, educação e transporte público.

Publicidade

Além da região central, alguns bairros também já tiveram a velocidade reduzida para 40 km/h neste ano. Em setembro, foram 9 kms de vias na Lapa, na zona oeste, e 1,7 km em Santana, na zona norte da capital.

Em Moema, na zona sul, a redução foi implementada em duas fases, ambas em novembro. O bairro tem 54,5 km de ruas com velocidade reduzida para 40 km/h. As próximas implementações, segundo a CET, devem ser em bairros como Santo Amaro, na zona sul, e São Miguel Paulista, na zona leste da cidade.

O engenheiro Horácio Augusto Figueira, mestre em Transportes pela Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo) comenta a mudança.

— Essa velocidade faz com que o motorista tenha uma maior percepção dos pedestres e ciclistas na via. Ele vai ter mais tempo para frear o carro e, em velocidade menor, o automóvel para mais rápido.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.