Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vistorias de segurança: prefeitura da capital interdita 38 estabelecimentos em um mês

Número representa cerca de 15% do total de locais fiscalizados 

São Paulo|Do R7

Quase metade das interdições aconteceram nas regiões da Sé, Vila Mariana e Pinheiros, onde há grande concentração da casas noturnas
Quase metade das interdições aconteceram nas regiões da Sé, Vila Mariana e Pinheiros, onde há grande concentração da casas noturnas Quase metade das interdições aconteceram nas regiões da Sé, Vila Mariana e Pinheiros, onde há grande concentração da casas noturnas

Entre 2 de fevereiro e 2 de março, a Prefeitura de São Paulo, em parceria com o governo do Estado, vistoriaram 224 locais fechados com concentração de público. O objetivo foi certificar que os estabelecimentos estavam regularizados e de acordo com as normas de segurança exigidas pela lei. Segundo números divulgados nesta terça-feira (5), 35 — cerca de 15% do total fiscalizado — edificações precisaram ser lacradas por apresentarem risco.

Um em cada quatro locais visitado pelos fiscais estava regularizado. Foram aplicadas 33 multas e emitidas 131 intimações. No último caso, os proprietários foram avisados a fazer as modificações necessárias em um prazo determinado. Caso não cumpram, o espaço pode ser fechado.

Bombeiros mostram como é feita vistoria em casas noturnas 

Leia mais notícias de São Paulo

Publicidade

No primeiro dia de vistoria, SP reprova duas em cada três boates

Houve registro de interdições em 16 subprefeituras. Nas regiões da Sé, Vila Mariana e Pinheiros, onde há grande concentração de casas noturnas, 14 estabelecimentos foram fechados.

Publicidade

A prefeitura não informou os nomes dos locais lacrados e nem quais irregularidades apresentavam. 

Logo que as inspeções começaram, o capitão Marcos Palumbo, do Corpo de Bombeiros, comentou sobre os problemas mais comuns encontrados em alguns estabelecimentos.

Publicidade

— Às vezes há demora na recarga de extintor, na troca de lâmpada na saída de emergência.Há proprietários que escondem o extintor. Há problemas em relação a botijões de gás nas cozinhas.

Baladas famosas de São Paulo não têm alvará de funcionamento

Os locais autuados têm cinco dias para resolver a situação. Após isso, devem pedir uma nova vistoria. Se não o fizerem, a corporação inicia um procedimento para a cassação do auto de vistoria. A prefeitura também é avisada sobre as condições do local.

Palumbo acrescentou que não se assustou com o número de casas irregulares. Segundo ele, os problemas não são graves e podem ser corrigidos sem risco aos clientes.

— Eu já sabia que teríamos algumas não conformidades. A preocupação vai ser geral. Ainda bem que nós verificamos que essas não conformidades são pequenas, que podem ser facilmente feitas as manutenções e não comprometem os sistemas de segurança contra incêndio das edificações. O primeiro passo é feito com o Corpo de Bombeiros, o segundo passo com a prefeitura, e o terceiro passo, o mais importante, é o comprometimento do proprietário.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.