Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ação de ONG contra hepatite C tem adesão de quase 4 milhões de pessoas

Com apoio popular, entidade vai pedir para Anvisa agilidade na aprovação de remédio

Saúde|Do R7

Ação social teve início em 1º de janeiro deste ano
Ação social teve início em 1º de janeiro deste ano Ação social teve início em 1º de janeiro deste ano

A ONG C tem que saber C tem que curar encerrou a campanha “Faça uma Self em Prol da Hepatite C” com um saldo de 3,7 milhões de postagens nas redes sociais fazendo a letra C com pelo menos uma das mãos. A ação social teve início em 1º de janeiro deste ano.

Com esse apoio popular, a ONG prepara um movimento junto a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para pedir mais agilidade no processo de registro dos novos medicamentos para a hepatite C, que possuem uma maior chance de cura, e servirá para pacientes que não tiveram êxito em tratamentos anteriores.

A hepatite C pode provocar cirrose e câncer no fígado se não tratada a tempo. De acordo com a ONG,12 pessoas morrem por causa da doença no Brasil por dia. Isso se dá pela falta de informação e detecção tardia. 

Dos cerca de 3 milhões de brasileiros infectados, apenas 10% sabem que são portadores de hepatite C. No mundo, os portadores somam entre 170 a 200 milhões com 500 mil mortes ao ano.

O teste para detectar a doença é gratuito e o tratamento é garantido pelo SUS (sistema Único de Saúde). Para saber mais sobre a campanha, acesso o site da ONG.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.