Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Alimentação saudável pode ajudar corpo a se adaptar ao horário de verão

Especialista dá dicas do que comer nos primeiros dias da mudança no relógio

Saúde|Do R7

Uma boa alimentação ajuda na adaptação do sono
Uma boa alimentação ajuda na adaptação do sono Uma boa alimentação ajuda na adaptação do sono

A partir da 0h deste domingo (19), começa oficialmente o horário de verão no Brasil e devemos adiantar o relógio em uma hora. Porém, essa mudança afeta muito o ritmo biológico do organismo, que pode levar, em média, até cinco dias para se adaptar.

De acordo com a especialista em Nutrologia e Medicina do Exercício e Esporte pela Associação Brasileira de Nutrologia Alice Amaral ter uma alimentação adequada nesse período ajuda o organismo a não sofrer tanto com o novo fuso horário.

A médica explica que o horário de verão desestabiliza o relógio biológico, espécie de marca-passo localizado no cérebro e que é influenciado pela luz do Sol.

Horário de verão pode aumentar predisposição a acidentes de trânsito, alerta especialista

Publicidade

― É ele quem regula o sono e apetite. Quando o Sol nasce, desencadeia a produção de hormônios, que nos deixa alerta durante o dia.

Segundo a especialista, adiantar em uma hora também influencia na produção da melatonina, hormônio que é produzido durante o sono pela glândula pineal, com pico de secreção no período noturno.

Publicidade

― Este hormônio, que é fundamental para regular o sono, a fome e diversas funções do organismo, como a pressão arterial, os níveis de glicose e a temperatura do corpo, está diretamente ligado à intensidade de luz, as mudanças diárias do ciclo claridade-escuridão.

Médico descarta problemas cardiovasculares devido ao horário de verão

Publicidade

Alice afirma que a compensação para esse desequilíbrio biológico está na alimentação e, para dar uma forcinha extra para o metabolismo do organismo se adaptar ao horário de verão, a nutróloga preparou algumas dicas, confira!

― Procure manter os mesmos horários de alimentação. Eles ajudam o organismo a funcionar no mesmo horário biológico;

― Procure fazer seis refeições diárias (desjejum, colação, almoço, lanche, jantar e ceia), compostas por alimentos leves e de fácil digestão;

― Abuse de frutas, legumes e verduras, já que, geralmente, nessa época, as temperaturas estão mais altas e uma alimentação mais leve proporciona melhor digestão e, consequentemente, um sono melhor;

― Aumente a ingestão de líquidos! Se seu organismo estiver bem hidratado, ele não vai te despertar à noite por causa de sede. No calor, necessitamos repor o líquido perdido com a transpiração;

― Evite café, chá preto, mate, guaraná e refrigerantes à base de cola no final do dia, pois essas bebidas deixam o organismo em atividade, prejudicando o sono;

― Não faça refeições pesadas e/ou copiosas à noite;

― Use alimentos que possam ajudar a melhorar a qualidade do sono, como banana e também alface, maracujá, chás de ervas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.