Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Anvisa concede registro para vacina meningocócica nacional à Fiocruz

Autorização vai de acordo com a busca pela autossuficiência nacional de imunizantes

Saúde|Do R7

Fiocruz será responsável pela produção de vacina meningocócica nacional
Fiocruz será responsável pela produção de vacina meningocócica nacional Fiocruz será responsável pela produção de vacina meningocócica nacional

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) concedeu à Bio-Manguinhos/Fiocruz (Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos) e à Funed (Fundação Ezequiel Dias) o registro para a produção da vacina meningocócica ACWY conjugada. A concessão aos institutos, em parceria com a farmacêutica GSK (GlaxoSmithKline), prevê a nacionalização da produção do imunizante.

A vacina meningocócica protege contra os quatro principais sorotipos de meningite, e está presente no Calendário Nacional de Vacinação para adolescentes de 11 e 12 anos de idade desde 2020.

“Esse acordo e agora o registro são mais um passo na estratégia da Fiocruz de adensamento tecnológico e atualização da carteira de vacinas de Bio-Manguinhos, em consonância com as prioridades já anunciadas pelo Ministério da Saúde", explica o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, em comunicado oficial.

De acordo com a entidade, o acordo faz parte das ações oferecidas como solução para abastecimento nacional do PNI (Programa Nacional de Imunizações) com a vacina meningocócica ACWY conjugada.

Publicidade

Compartilhe esta notícia no Whatsapp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

A parceria estaria, então, conforme a busca pela autossuficiência nacional, reduzindo a dependência de insumos internacionais e dando autonomia à incorporação tecnológica ao país.

O PNI recomenda esquema de duas doses da vacina meningocócica C conjugada aos três e cinco meses de idade, e um reforço administrado aos 12 meses. Já a vacina meningocócica ACWY conjugada é recomendada para adolescentes na faixa etária de 11 e 12 anos de idade em dose única. Segundo a Fiocruz, atualmente, o Ministério da Saúde orienta a imunização de adolescentes de 13 e 14 anos também, com o objetico de reduzir o número de portadores da bactéria.

Publicidade

Com o registro da Anvisa concedido, é iniciada a fase de transferência de tecnologias entre as instituições, tornando-as aptas a rotular e embalar os imunizantes recebidos da farmacêutica transferidora, além de serem responsáveis pelo controle de qualidade.

Leia também

Após tais processos, são realizados, ainda, os estágios de internalização de processos produtivos - quando são feitos os processamentos finais, formulação, envase, inspeção e produção dos IFAs (ingredientes farmacêuticos ativos).

As meningites bacterianas são causadas por três tipos de bactérias: Streptococcus pneumoniae (pneumococo), Haemophilus influenzae tipo b e Neisseria meningitidis (meningococo). Se não tratadas, a taxa de mortalidade das meningites pode chegar até 70%.

Tire suas dúvidas sobre a vacina contra meningite meningocócica:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.