Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cientistas desenvolvem exame para detectar câncer em 1 hora usando vermes

Pesquisa feita com 300 pessoas obteve resultados precisos em mais de 90% dos casos

Saúde|

Novo exame de baixo custo detecta câncer em uma hora
Novo exame de baixo custo detecta câncer em uma hora Novo exame de baixo custo detecta câncer em uma hora (Rudyanto Wijaya/Getty Images/iStockphoto)

A multinacional japonesa Hitachi e a Universidade de Kyushu desenvolverão um novo exame de baixo custo para detectar o câncer em uma hora a partir da reação apresentada por um tipo específico de verme ao entrar em contato com a urina dos pacientes.

A partir de um estudo, ambas as entidades determinaram que este tipo específico de nematóide de reduzido tamanho (tem um comprimento aproximado de 1 milímetro) se sente atraído pelo cheiro da urina dos pacientes que desenvolveram a doença, segundo detalhou nesta sexta-feira (13) o jornal econômico "Nikkei".

A pesquisa que foi realizada com cerca de 300 pessoas obteve resultados precisos em mais de 90% dos casos. Com o apoio dos pesquisadores da universidade japonesa, Hitachi espera poder comercializar para 2018 um dispositivo que seja capaz de medir a reação de um grupo destes vermes e sirva para detectar um câncer em sua fase inicial.

Os 10 sinais de câncer frequentemente ignorados

Publicidade

A máquina examinaria os movimentos de uma centena de nematóides ao ser expostos à urina de um paciente empregando as tecnologias de macrodados da Hitachi para a análise das imagens. Cada exame levaria apenas uma hora e teria um custo aproximado de 100 ienes (R$ 2,30).

O projeto tem baixo custo, em parte, porque este tipo de verme é encontrado facilmente na terra e, além disso, é fácil de criar, segundo explicaram ao jornal representantes da Hitachi. Estes também indicaram que o dispositivo não seria capaz de detectar os diferentes tipos de câncer, por isso que caso o resultado do teste seja positivo, seriam precisos novos exames convencionais adicionais.

O plano da empresa, uma das mais importantes no setor médico no Japão, passa por lançar primeiro o dispositivo no país asiático e depois em outros mercados.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.