Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Doença de Chagas afeta 80 mil pessoas na Europa, segundo especialistas

Espanha registra metade dos casos, por causa da entrada de pessoas no país

Saúde|Do R7

chagas
chagas chagas

A doença de Chagas afeta na Europa 80 mil pessoas, com metade dos casos registrados na Espanha, devido à importância deste país como porta de entrada para o continente latino-americano, onde esse mal é endêmico em vários países. A informação foi divulgada pelo especialista em Doenças Tropicais Desatendidas da OMS (Organização Mundial da Saúde), Pedro Albajar, em um evento realizado nesta quinta-feira (18) na Casa da América, em Madri, para conscientizar sobre uma doença que soma aproximadamente oito milhões de pessoas em todo o mundo.

Produtos com açaí podem transmitir doença de Chagas

Vacina capaz de controlar avanço da doença de Chagas é testada com sucesso

O Chagas é uma doença tropical infecciosa causada por um parasita comum em zonas rurais da América Latina e que se alimenta de sangue. As pessoas contagiadas podem transmitir a doença a outros por meio de transfusões de sangue, transplantes de órgãos ou de mães a filhos no momento da gravidez, afirmou o diretor da Unidade de Medicina Tropical do Hospital madrilenho Ramón e Cajal, Rogelio López-Vélez.

Publicidade

— Embora a Europa não tenha o inseto transmissor, o intercâmbio entre América Latina e Europa por imigração, turismo ou trabalho fez com que esteja presente neste último continente.

Ratos vacinados contra doença de Chagas têm resposta positiva em longo prazo

Um dos principais problemas, segundo ele, é a falta de informação e "o medo dos supostos pacientes", que relacionam a doença com a morte, assim como o medo que têm de ser discriminados pela sociedade. No mundo, "99% dos oito milhões de afetados não estão sendo tratados", afirmou a presidente da Fundação Mundo Saudável, Silvia Gold. A patologia pode estar presente no corpo durante décadas sem que sintomas apareçam, e quando ela se mostra, afeta órgãos como o coração, em 80% dos casos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.